Ver todas

Back

Panos MEWA em ambiente oficinal: Melhor ambiente na oficina

2 Agosto, 2022
186 Visualizações

Como é que os panos MEWA podem ajudar no dia-a-dia de uma oficina? A Auto Mac dá-nos o seu exemplo de como esta solução ambiental pode ser ideal para qualquer oficina.

Em ano de vigésimo aniversário, no início de 2022, a Auto Mac apresentou-se com novas instalações, como aliás, demos conta na revista Pós-Venda, onde foi oficina do mês. Numa área de 400 metros quadrados, os irmãos Jorge e Vanessa Maçarico querem oferecer um serviço ainda melhor aos 3.000 clientes. Em conjunto com o seu pai Américo, como sócios, gerem a oficina de referência. A Auto Mac disponibiliza todo o tipo de reparações automóveis exceto danos por colisão. Quando a equipa, que integra ainda quatro mecânicos de automóveis e uma colaboradora administrativa, se mudou para o novo reino, levou consigo os panos da MEWA na bagagem, já que o sistema de panos de limpeza amigo do ambiente faz parte do conceito de qualidade.

Jorge e Vanessa Maçarico apostam em inovação, sustentabilidade e um ótimo serviço ao cliente. 60 por cento dos clientes são particulares. Porque é que a Auto Mac possui uma carteira de clientes tão leal? “Principalmente por dois pontos: o primeiro é a honestidade e o segundo é a competência”, frisa o gerente.

A transparência está acima de tudo. Jorge Maçarico diz que o serviço completo da MEWA apoia a sua equipa na realização de um excelente trabalho: “O sistema de panos de limpeza da MEWA é uma mais-valia para nós porque é sustentável e porque a MEWA trata do processo todo. Ou seja, vêm-nos cá pôr os panos e recolhem os panos contaminados. Para nós, é menos uma dor de cabeça, como se costuma dizer. Antes de trabalharmos com a MEWA, trabalhávamos só com papel e, como sabe, o papel contaminado tem que ter depois um recipiente apropriado e depois temos que fazer o encaminhamento, etc.Há requisitos rigorosos. Para além disso, os panos são muito mais robustos do que os rolos de papel que ainda se utilizam bastante na área da mecânica. O papel rasga e o pano não. Mas o argumento mais importante para nós a favor da MEWA é que o sistema é amigo do ambiente”.

Todo o sistema da MEWA é orientado para a sustentabilidade. Os panos ultra-absorventes podem ser reutilizados muitas vezes. Depois são guardados no contentor de segurança Sa-Con. O contentor com fecho hermético é parte integrante do sistema e serve para transportar os panos de acordo com os requisitos legais. A MEWA recolhe os panos e lava-os de forma ecológica nas suas linhas de lavagem high-tech que funcionam com um mínimo de água nova. Os óleos nos panos usados são filtrados e servem para aquecer as linhas de secagem. Depois de passarem por processo de controlo de várias fases, apenas os panos impecáveis são mantidos no ciclo e devolvidos aos clientes. Cada pano pode ser lavado até 50 vezes até ir para a reforma.

Desde 2018 que a Auto Mac trabalha com a MEWA. “Foi imediato. Um comercial da MEWA fez uma demonstração do produto e deixou-nos meio contentor de panos de diferentes qualidades para experimentarmos e vermos qual se adequava mais ao nosso serviço”, recorda Jorge Maçarico. “Depois de um mês, assinámos o contrato de aluguer”. O pano selecionado é o MEWATEX ULTRA, já que é a solução ideal para o setor automóvel. É extremamente absorvente, praticamente não larga fios e limpa superfícies delicadas de forma suave e a uma velocidade turbo.

Palavra aos mecânicos
A Auto Mac repara entre 180 e 200 veículos por mês. Uma boa metade são reparações mais complexas. Soa a muito trabalho e é, como Jorge Maçarico confirma. Se o sistema de panos de limpeza da MEWA contribui para melhor desempenho? “Sim, sente-se a motivação dos mecânicos. Há aqui também alguns trabalhos sujos e aí o pano contribui bastante para o conforto do trabalhador. Basta passar um bocado de um desengordurante no pano e passar pela superfície suja de óleo. Enquanto o papel fica embebido e torna-se fraco”. E o que dizem os próprios mecânicos? “Já conhecia o pano da oficina anterior”, informa Jorge Dias, que trabalha na Auto Mac há três anos, e explica: “Não gosto muito de trabalhar com o papel porque desfaz-se e deixa logo de absorver. Os fardos de panos que muitas oficinas utilizam já são um bocadinho melhores, mas é consoante o fardo que se apanha. Há fardos maus que largam pelo. E, depois da utilização, têm de ser juntos e encaminhados.

Não há um serviço como o da MEWA”. Jorge Dias costuma trabalhar com dois panos: No bolso esquerdo guarda o pano mais sujo para a limpeza de superfícies sujas de óleo e no bolso direito está o mais limpo para limpar, por exemplo, o volante. “Chega a uma altura em que o pano da direita começar a ficar mais sujo, então passo-o para o bolso esquerdo e continuo a usá-lo”. Se gosta de trabalhar com o pano da MEWA? “O pano para mim é prático e agradável. Gosto de trabalhar com ele”.

O seu colega José Silva vê no pano de limpeza também a solução ideal. “Olhe, para já, o papel é uma coisa que se desfaz, não dá para o reutilizar. O pano limpa mais e consegue aguentar muito mais tempo. Absorve muito bem e rapidamente os óleos e os combustíveis. Basta passar o pano pela superfície e já está limpa”, eis o balanço de José Silva.

Para Jorge Maçarico, a motivação dos mecânicos é muito importante. Com a nova oficina espaçosa também lhes queria proporcionar melhores condições de trabalho e maior conforto.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 81 de junho de 2022. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE