Como em qualquer moderna oficina de automóveis o foco da Paulomar é o cliente. Um “chavão” que esta oficina se orgulha de mostrar, pela forma como se apresenta aos clientes, muitos deles fidelizados.
A Paulomar é uma oficina com mais de duas décadas de existência, mas o seu atual gerente, José Carlos, é um profissional com muitos mais anos de experiência no ramo. Apesar de ter deixado para o seu filho (Ricardo Antunes) a reportagem, a apresentação do espaço oficinal foi feita por si. O intuito foi mostrar as excelentes condições e meios que esta oficina dispõe e a forma como está organizada, mas ao mesmo tempo foi facilmente percetível perceber os diversos investimentos que foram sendo feitos até a Paulomar ser o que é hoje, dando a entender que a sua vocação é a repintura, só que na realidade: “somos uma oficina de âmbito geral que faz serviços tanto na área da colisão como da mecânica, embora o setor da chapa e pintura tenha mais preponderância. Contudo, somos especializados em qualquer das áreas”, começa por referir Ricardo Antunes.
Aliás, no entender deste jovem, que há três anos está com o pai a gerir a oficina, ter “mecânica é quase obrigatório pois o serviço de colisão assim o obriga também. Aliás, para corresponder às necessidades de reparação dos nossos clientes, temos que estar presentes de forma integra na colisão e na mecânica”.
Apesar de complementares na Paulomar, a colisão e a mecânica possuem espaços próprios e dedicados, fruto também do crescimento do serviço na área da mecânica, que levou a empresa a investir no crescimento das instalações. Um dos segredos do negócio está na coesão e consistência da equipa que trabalha na Paulomar, que, fruto dos anos em que trabalha conjuntamente, permite que cada um saiba exatamente a sua função, “o que nos facilita muito a gestão”, explica o mesmo responsável.
EMPRESAS
Não tendo, por opção, qualquer protocolo com as seguradoras, a Paulomar aposta no cliente final, mas tem uma forte componente de clientes na área empresarial, trabalhando com os rent-a-car e a gestão de frotas de empresas, mas também para outras oficinas. “O cliente empresa é para a Paulomar muito importante, tendo sido ainda mais importante nesta fase da pandemia em que o cliente final se retraiu”, afirma Ricardo Antunes.
Em termos de política de serviço, o responsável pela oficina diz que “o foco está na qualidade na reparação, pois é isso que vai ser avaliado pelos clientes, nomeadamente na repintura. Temos a noção que nem sempre tudo pode correr bem, mas investimos muito para evitar falhas. Contudo, o brio e o rigor que colocamos no nosso serviço é que faz com que tenhamos cada vez mais clientes fidelizados. Logicamente que ter uma equipa coesa é muito importante”. Ao nível da repintura, a Paulomar utiliza as tintas Kapci, uma aposta numa marca menos conhecida, mas “que nos tem trazido excelentes resultados. Outro aspeto importante é a proximidade ao representante, a JCcor, que nos permite realizar nas nossas instalações formações de produto”, diz Ricardo Antunes. O facto de dispor de um novo espaço para o setor da mecânica acabou por também potenciar ainda mais esta área dentro da empresa, até porque, “certos clientes pensavam que nós só fazíamos colisão.
Com este novo espaço, qualquer das áreas oficinais está perfeitamente identificada e separada, e isso foi positivo para a nossa atividade, até porque, sendo áreas complementares, a verdade é que tem cada uma a sua especificidade”, revela o mesmo responsável. Por norma é sempre feito ao cliente um orçamento do serviço a realizar, que leva depois à opção pelo tipo de material a colocar no carro por parte do cliente, porém, se este vem à multimarca, na opinião de Ricardo Antunes, “é porque procura material de aftermarket, caso contrário mantinha-se nas origens”.
Por política da Paulomar, o cliente tem sempre acesso a ver o que foi substituído no seu carro no momento em que o vai buscar à oficina, pois dessa forma, diz o jovem gestor, “transmitimos confiança ao cliente e não existe qualquer desconfiança em relação ao serviço que fizemos”.
A Torres & Cunha é um dos mais importantes fornecedores da Paulomar (peças e chapa), assim como a Sacramento & Gouveia (peças), que por razões históricas e/ou pela proximidade permitem que esta oficina praticamente não faça stock. A utilização de plataformas digitais é já uma realidade crescente nesta oficina, que recorre ao HaynesPro para os dados técnicos e ao GT Motive, usado para peritagens. “Algumas seguradoras solicitam a foto peritagem, pelo que estas ferramentas digitais acabam por ser uma importante ajuda no nosso negócio”, refere Ricardo Antunes.
Atento à realidade dos veículos híbridos e dos elétricos, Ricardo Antunes diz que o objetivo é investir na formação, para dar assistência a este tipo de carros, sobretudo, na área da colisão, pois entende que no futuro será muito complicado trabalhar este tipo de veículos ao nível da mecânica na multimarca, pois as marcas irão restringir muito o acesso à informação. Quanto ao futuro, o jovem Ricardo Antunes diz que o essencial neste negócio oficinal é “aliar a qualidade de serviço à confiança que temos de garantir ao cliente”.
Paulomar
José Carlos / Ricardo Antunes
Vila do Conde
229 271 799
oficina@paulomar.pt
www.paulomar.pt
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 65 de fevereiro de 2021. Consulte aqui a edição.