A Pinto da Costa & Costa, Lda (PC&C) tem apostado de uma forma muito séria e profissional nos serviços de assistência técnica a equipamentos oficinais, mas a empresa introduziu também algumas novidades.
{ TEXTO PAULO HOMEM }
[Leia este artigo até ao fim e descarregue o PDF]
Uma vista de olhos ao showroom da PC&C, logo à entrada das instalações da empresa de Famalicão, dá para perceber facilmente a evolução que a mesma tem tido, desde que em 2000 se estabeleceu. Mais equipamento e mais representações enchem por completo esse espaço, que nos últimos meses recebeu mais algumas novidades.
“A empresa tem uma estrutura relativamente pequena, muito flexível e isso permitiu continuar a crescer nos últimos anos”, começa por referir Pedro Costa que assume “que a venda de novos equipamentos tem diminuído embora tenha havido um reforço dos serviços de assistência, pois as oficinas decidiram manter os equipamentos por mais tempo ou evoluir os mesmos, até porque o acesso ao crédito foi cortado”.
É precisamente nesta área da assistência técnica que a PC&C se sente como “peixe na água”, até porque esse sempre foi o forte da empresa desde a sua fundação, pelo que decidiu investir em mais técnicos e em mais formação.
“Na parte de assistência e reparação não nos concentramos exclusivamente nas marcas de equipamentos que comercializamos mas sim em todas as marcas, pelo que estamos constantemente nos clientes”, refere Pedro Costa, dizendo que “podemos recorrer pontualmente a técnicos externos, normalmente em serviços não programados, nos quais confiamos totalmente e que trabalham sobre a nossa responsabilidade”.
Um indicador muito interessante é que a PC&C consegue resolver, em cerca de 85% dos pedidos de assistência, o problema logo na primeira visita ao cliente. Identificação correta do problema e bom stock de peças de substituição permitem que a PC&C apresente este indicador, não sendo por isso de estranhar que os seus serviços sejam solicitados cada vez por mais empresas, levando Pedro Costa a reconhecer que “estamos a apostar muito na região centro em termos de assistência técnica”.
EQUIPAMENTOS
Se a PC&C quer ser mesmo reconhecida pelos seus serviços de assistência a equipamentos, não tem contudo descurado a vertente comercial associada aos equipamentos em si, mesmo que tenha havido uma retração do mercado, nomeadamente na aquisição de equipamentos pelas oficinas de colisão. Saima (equipamento para a pintura), Aspen Autotech (equipamento de garagem), Future (equipamentos de extração de gases) e Fiac (compressores e redes de ar comprimido) são algumas das representadas da PC&C. “Gostava muito de realçar a Fiac, por ter produtos de excelência, que está muito focada no serviço ao cliente e que nos obriga a ter sempre dois compressores de substituição, bem como um stock de peças mínimo de segurança para servir os clientes“, explica Pedro Costa.
Uma das novidades ao nível das bancas de colisão é a nova representada Termomeccanica (a PC&C disponibiliza também nesta área a Unoliner), que segundo Pedro Costa “é uma marca que se adequada à atual realidade das oficinas de colisão, ideal para serviços rápidos, fácil de manusear e muito versátil, com um preço muito competitivo”.
De momento a empresa de Famalicão continua sem entrar na área dos equipamentos de diagnóstico, por opção própria, embora trabalhe em parceria com outra empresa especialista nesta área.
APOSTAR NA ÁREA AMBIENTAL
APC&C trabalha em quatro áreas distintas no equipamentos: mecânica, colisão, pintura e ambiente. Apesar de já trabalhar também na área ambiental, através de pequenos equipamentos (bacias de retenção, separadores de hidrocarbonetos, etc), a PC&C investiu também em sistemas de descontaminação de veículos em fim de vida. “Vimos que existia uma oportunidade nesta área, mas não nos limitámos a ter e a fornecer o equipamento”, explica Pedro Costa, dizendo ainda que “fazemos tudo o que está ainda antes do equipamento, como seja o licenciamento e o projeto, onde entram depois os equipamentos. No fundo trabalhamos com um solução chave na mão para o cliente, embora para quem já opere nesta área dos VFV possamos fornecer os nossos equipamentos”.
A PC&C está a trabalhar com a marca italiana Gartec nos sistema de descontaminação, embora já tivesse uma oferta de outros equipamentos deste fabricante também para a área ambiental.
Para uma nova instalação normalmente é usada uma central de descontaminação (para recolha dos diversos fluídos), um elevador ou plataforma elevada, cisterna do combustível, faca para cortar vidros, neutralizador de airbags e perfurador de amortecedores. Consoante a instalação e o volume de trabalho poderão ainda ser adicionados outros equipamentos de suporte a estava atividade.
Trata‐se de um projeto relativamente recente na PC&C, tendo a empresa já algumas instalações montadas no país, “que tem um potencial muito interessante de desenvolvimento no futuro, e que o iremos dinamizar em todo o país”
CONTACTOS
PINTO DA COSTA & COSTA, LDA
Diretor Comercial: Pedro Costa
252 993 125
pedrocosta@pcc‐lda.pt
www.pcc‐lda.pt
Clique aqui para fazer o download do PDF do artigo. Partilhe-o com os seus contactos e clientes e aumente a sua visibilidade.
Mais artigos da Revista PÓS-VENDA n.º1 aqui.