Quando um Renault Clio II 1.2 16V (D4F712 de 2000 – 2006) tem perda de potência e existe o arrastamento do motor à velocidade de ralenti, normalmente a luz do motor acende-se. Veja aqui como resolver.
SINTOMAS DO PROBLEMA
Perda de potência
O motor passa para o modo “limp home” (mobilidade mínima)
A luz de aviso do motor acende-se
Unidade de controlo do motor:
Códigos de falha: DF045
P0105
2.DEF
CAUSA
Sensor da Pressão Absoluta do Colector (MAP) defeituoso
SOLUÇÕES
Ligue a ferramenta de diagnóstico
Elimine todos os códigos de falha
Verifique a pressão do colector de admissão
Valor correcto: 305 – 310 mbar
Se o valor exibido for: 1200 mbar
Verifique a continuidade eléctrica entre os seguintes pinos/pontos:
Pino B2 – Conector da unidade de controlo do motor
Pino 3 – Sensor de pressão absoluta do colector (MAP)
Pino F2 – Conector da unidade de controlo do motor
Pino 1 – Sensor de pressão absoluta do colector (MAP)
Pino F3 – Conector da unidade de controlo do motor
Pino 2 – Sensor de pressão absoluta do colector (MAP)
Verifique o isolamento à massa da cablagem entre os seguintes pinos/pontos:
Pino B2 – Conector da unidade de controlo do motor
Pino 3 – Sensor de pressão absoluta do colector (MAP)
Pino F2 – Conector da unidade de controlo do motor
Pino 1 – Sensor de pressão absoluta do colector (MAP)
Pino F3 – Conector da unidade de controlo do motor
Pino 2 – Sensor de pressão absoluta do colector (MAP)
Se não forem encontradas falhas
Sensor de pressão absoluta do colector (MAP):
Verifique a ligação à massa no pino 1
Verifique a alimentação eléctrica no pino 3
Valor previsto: 5 V
Verifique o sinal no pino 2
À velocidade de ralenti
Valor previsto: ~ 1 V
Se o valor for:
À velocidade de ralenti 4.9 V
Substitua o sensor da Pressão Absoluta do Colector (MAP)