Ver todas

Back

Perda de potência no motor 1.2 do Renault Clio II. Como Resolver?

23 Agosto, 2023

Quando um Renault Clio II 1.2 16V (D4F712 de 2000 – 2006) tem perda de potência e existe o arrastamento do motor à velocidade de ralenti, normalmente a luz do motor acende-se. Veja aqui como resolver.

SINTOMAS DO PROBLEMA

Perda de potência
O motor passa para o modo “limp home” (mobilidade mínima)
A luz de aviso do motor acende-se
Unidade de controlo do motor:
Códigos de falha:       DF045
P0105
2.DEF

CAUSA
Sensor da Pressão Absoluta do Colector (MAP) defeituoso

SOLUÇÕES
Ligue a ferramenta de diagnóstico
Elimine todos os códigos de falha
Verifique a pressão do colector de admissão
Valor correcto: 305 – 310 mbar

Se o valor exibido for: 1200 mbar
Verifique a continuidade eléctrica entre os seguintes pinos/pontos:

Pino B2 – Conector da unidade de controlo do motor

Pino 3 – Sensor de pressão absoluta do colector (MAP)

Pino F2 – Conector da unidade de controlo do motor

Pino 1 – Sensor de pressão absoluta do colector (MAP)

Pino F3 – Conector da unidade de controlo do motor

Pino 2 – Sensor de pressão absoluta do colector (MAP)

Verifique o isolamento à massa da cablagem entre os seguintes pinos/pontos:

Pino B2 – Conector da unidade de controlo do motor

Pino 3 – Sensor de pressão absoluta do colector (MAP)

Pino F2 – Conector da unidade de controlo do motor

Pino 1 – Sensor de pressão absoluta do colector (MAP)

Pino F3 – Conector da unidade de controlo do motor

Pino 2 – Sensor de pressão absoluta do colector (MAP)

Se não forem encontradas falhas

Sensor de pressão absoluta do colector (MAP):

Verifique a ligação à massa no pino 1

Verifique a alimentação eléctrica no pino 3

Valor previsto:            5 V

Verifique o sinal no pino 2

 

 

 

 

 

À velocidade de ralenti

Valor previsto:            ~ 1 V

Se o valor for:

À velocidade de ralenti          4.9 V

Substitua o sensor da Pressão Absoluta do Colector (MAP)

PALAVRAS-CHAVE