A Pirelli desenvolveu dois novos pneus específicos para o Porsche 911 GT3, o P Zero R e o P Zero Trofeo RS, ambos com marcação “N” nos flancos, identificando homologações criadas à medida para o mais recente modelo da marca alemã.
Estas novas soluções passam a integrar a gama P Zero, que já conta com várias versões destinadas à família 911, reforçando a parceria técnica entre a Pirelli e a Porsche.
O P Zero Trofeo RS resulta diretamente da experiência adquirida no desenvolvimento de pneus para o Porsche 911 GT3 RS. Esse conhecimento foi agora transferido para uma versão dedicada ao 911 GT3, mantendo a filosofia de desempenho extremo e consistência em utilização intensiva. Reconhecido pela imprensa internacional como um dos melhores pneus semi slick homologados para estrada em contexto de track days, a marca indica que o Trofeo RS foi concebido para garantir níveis elevados de aderência e precisão de condução mesmo nas condições mais exigentes.
Em paralelo, a Pirelli explica que o P Zero R foi desenvolvido como uma opção mais versátil, orientada para uma utilização diária sem comprometer o desempenho. O composto específico criado para o novo 911 GT3 assegura elevada aderência em diferentes superfícies, com especial enfoque no comportamento em piso molhado, bem como um amplo intervalo de funcionamento térmico que permite manter prestações consistentes em condições menos favoráveis. A estrutura do pneu varia entre os eixos dianteiro e traseiro, proporcionando maior sensibilidade e precisão de condução à frente e maior robustez e controlo atrás, de forma a gerir cargas elevadas.
Ambos os pneus enquadram-se na estratégia Pirelli Perfect Fit, assente no desenvolvimento de soluções personalizadas para cada modelo. O recurso a técnicas avançadas de virtualização nos centros de investigação e desenvolvimento de Milão e Breuberg permitiu reduzir em cerca de 30 por cento o tempo necessário para o desenvolvimento das homologações, bem como a utilização de protótipos físicos. Esta abordagem reforça a aposta da Pirelli em pneus concebidos especificamente para responder às exigências técnicas e dinâmicas de cada veículo.










