Ver todas

Back

Pirelli conecta o pneu ao smarthphone

9 Março, 2017
1007 Visualizações

A Pirelli foi ao Salão de Genebra mostrou os seus novos produtos bem como os novos desenvolvimentos do ponto de vista tecnológico que ligam o pneu ao smartphone.

A novidade principal chama-se Pirelli Connesso, que é uma plataforma integrada nos pneus P Zero e Winter Sottozero disponível no Mercado de Substituição (tanto na variante clássica como na colorida) que comunicam com o condutor mediante uma app, graças ao sensor integrado no interior do pneu. A app proporciona informação essencial do funcionamento do pneu, além de contar com uma ampla gama de serviços personalizados.

As versões tradicionais do P Zero e Winter Sottozero juntam-se agora a uma nova escolha no momento de substituir os pneus: a possibilidade de combinar cores e acrescentar sensores à vontade do cliente.

Estas duas inovações realçam o papel da Pirelli como protagonista no mundo dos pneus digitais e faz parte da estratégia da marca em apostar em produtos feitos à medida. Com isto potencia o desenvolvimento de pneus adaptados a cada utilizador, acrescentando a personalização aos parâmetros essenciais: segurança, rendimento e poupança de combustível.

Já se aceitam pedidos para a edição com as laterais coloridas do P Zero e Winter Sottozero no segmento Prestige para jantes de 19 polegadas e superiores. Esta opção expandir-se-á posteriormente aos veículos Premium.

Do mesmo modo, a Pirelli Connesso estará disponível inicialmente para os P Zero e Winter Sottozero equipados em veículos do segmento Prestige com jantes de 19” ou superior. Os Estados Unidos, o local onde se idealizou esta plataforma com a colaboração de empresas líderes do mundo digital, será o primeiro país onde estará disponível a partir deste verão. Posteriormente, a Pirelli Connesso chegará aos principais mercados da Europa e do Oriente.

O pneu mostra as suas cores. A edição colorida da Pirelli surgiu no seguimento do crescente pedido de personalização entre os clientes Premium e Prestige. Esta inovação apresenta-se como tecnologia especial da marca, e junta-se às já existentes PNCS (sistema de anulação de ruído), Run Flat e Seal Inside. A sua aplicação responde à constatação da crescente exigência de personalização, que surge de amplos estudos de mercado e da constante monitorização por parte da marca das tendências entre os consumidores. As cores básicas para esta edição serão as seguintes: vermelho, amarelo, branco e prateado. Serão desvendadas primeiramente não só no stand da Pirelli, como também nas laterais dos pneus de alguns dos automóveis mais esperados do Salão de Genebra. Além disso, a esta gama cromática será possível acrescentar, sob pedido opcional, qualquer cor existente.

As inovações que chegam das edições coloridas dos P Zero e Winter Sottozero são duas: em primeiro lugar, a variedade de cores disponível, e, por outro, a resistência ao desgaste no flanco das próprias cores, graças a uma tecnologia de vanguarda e exclusiva desenvolvida pela Pirelli. Para tal, os seus engenheiros aproveitaram a experiência acumulada nos pneus de Fórmula 1, modalidade na qual a diferenciação dos compostos a partir de cores na lateral é já uma realidade desde 2011. O segredo reside num novo material que serve de barreira de proteção para conservar o brilho da cor durante toda a vida útil do pneu e que, desde logo, não afeta o seu rendimento.

Os primeiros P Zero coloridos estrearam-se há alguns meses com conceitos da Pagani, Lamborghini e McLaren. A partir deste verão serão ampliados a marcas como a Ferrari, a Aston Martin, a Porsche e a Bentley. De seguida expandir-se-ão para os automóveis dos principais fabricantes Premium.

Pirelli Connesso: um pneu inteligente e interativo. O que é a Pirelli Conesso? Trata-se de uma plataforma digital que utiliza um sensor integrado no pneu e que amplia a informação disponível no computador de bordo do carro. Proporciona dados sobre o estado, o uso e a manutenção de cada pneu, além de serviços personalizados adaptados às necessidades de mobilidade da maioria dos condutores. Este novo sistema da Pirelli foi concebido como um acessório técnico do pneu e pretende proporcionar uma melhor e mais agradável experiência de condução, otimizando o rendimento e reduzindo o consumo de combustível graças a um uso mais eficiente dos pneus.

A Pirelli Connesso é formada por um sensor integrado no interior do pneu e ligado à Pirelli Cloud e a uma app para smartphone, onde está disponível um interface para estabelecer uma comunicação entre os condutores e os seus pneus.

O peso do sensor é muito reduzido – apenas uns gramas –, pelo que a sua presença não afeta o rendimento do pneu. O seu objetivo é a medição constante da condição de cada pneu e o envio desta informação para uma unidade de controlo centralizada e para a Pirelli Cloud que, de forma conjunta, funcionam como o verdadeiro cérebro do sistema Connesso. A partir daqui processa-se a informação para transmiti-la à app do utilizador.

A versão de lançamento da Pirelli Connesso reconhece o estado de cada pneu, monitorizando desde a produção na fábrica até à reciclagem no final da sua vida útil. Mede a pressão de ar e a temperatura, inclusive quando o carro está parado, além das cargas verticais, do desgaste e do número de quilómetros realizados por cada pneu. Em breve, o sistema determinará a vida útil restante em quilómetros para cada pneu, além de controlar de forma remota a válvula no momento de insuflar o pneu, proporcionando a pressão adequada e sem necessidade de esperar pelo arrefecimento do mesmo. Além disso, a Pirelli Connesso alerta o condutor de possíveis perdas de pressão ou quando algum pneu se aproxima do limite de desgaste. Em ambos os casos, a app pode localizar o distribuidor mais próximo e pedir uma marcação para ajustar as pressões ou encomendar um pneu de substituição, poupando tempo ao utilizador.

Em comparação com os atuais sistemas de monitorização da pressão (TPMS), a Pirelli Connesso trabalha tanto quando o carro está parado como quando circula. Em futuras versões, a Connesso será capaz de detetar uma perda de pressão de forma remota e permitirá pedir uma marcação – para reparar o pneu ou pedir um novo – a partir do mesmo lugar onde se encontra estacionado. Estas funções, que incluem gestão preditiva do pneu, foram desenvolvidas pelos engenheiros da Pirelli não só para satisfazer os pedidos dos utilizadores particulares, como também dos gestores de frotas e de serviços de car sharing.

Mas há mais. A app Pirelli Connesso é a primeira plataforma da sua classe a ligar-se ao fabricante, ao consumidor e à rede de distribuição. A Connesso foi desenvolvida também para interagir com outras aplicações do smartphone (mapas, músicas, restaurantes ou serviços) a fim de aumentar as suas possibilidades no futuro. De facto, oferecerá serviços exclusivos, alertará sobre eventos Motorsport próximos e inclusive permitirá partilhar experiências em oficinas de pneus entre os diferentes utilizadores da comunidade.

Este novo sistema da Pirelli foca-se principalmente no mercado de acessórios, mas também estará disponível como equipamento original. Em colaboração com alguns fabricantes de automóveis, a Pirelli está a desenvolver uma nova solução técnica para os pneus que, além de incluir as funções básicas já mencionadas, permitirá controlar automaticamente a configuração do veículo. A partir da leitura do código de identificação do pneu, o sensor reconhecerá as suas características e enviará esta informação para o computador do veículo, que selecionará o ajuste que ofereça o máximo rendimento e segurança.

Este novo conceito e a Pirelli Connesso fazem parte do projeto Cyber Technologies, lançado pela Pirelli em 2005 com o objetivo de conseguir a máxima interação entre condutor, carro e pneus.

PALAVRAS-CHAVE