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Pirelli inaugura simulador de condução na Alemanha

19 Dezembro, 2023
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Foi anunciada pela Pirelli a abertura do Centro de Desenvolvimento Virtual, na sua unidade de Breuberg, na Alemanha, que irá permitir que a marca desenvolva e teste os seus produtos de forma virtual.

O Centro emprega cerca de 2500 pessoas, incluindo 250 engenheiros de desenvolvimento e representa um novo passo no crescimento da Pirelli na Alemanha. A possibilidade de testar os produtos de forma virtual tem como objetivo reduzir o tempo de desenvolvimento em até 30% e a reduzir também a quantidade de protótipos físicos na mesma percentagem. Não se trata apenas de economizar tempo e dinheiro, isto porque permitirá à empresa uma contribuição significativa para uma produção ainda mais sustentável. A Pirelli estabeleceu para si mesma a meta de alcançar uma produção neutra em CO2 até 2030.

Além disso, o simulador de condução, como parte do processo de desenvolvimento virtual de pneus, permite à Pirelli obter resultados cada vez mais precisos em comparação com os métodos tradicionais, sendo um meio de alcançar respostas cada vez mais alinhadas com as exigências dos fabricantes automóveis.

“No nosso CDV, podemos desenvolver pneus para carros que ainda não existem no mundo real, mas que nos são fornecidos pelos fabricantes de automóveis na forma de modelos digitais”, explicou Thomas Michel, Diretor Tecnológico da Pirelli Alemanha. “A inteligência artificial (IA) e as redes neurais desempenham um papel importante neste desenvolvimento inovador de pneus. Isso ocorre porque as tecnologias aceleram enormemente o desenvolvimento de modelos virtuais de pneus. O que costumava levar horas ou até dias agora é concluído em apenas alguns segundos. É uma espécie de fábrica virtual de pneus.” Os engenheiros da Pirelli podem inserir versões virtuais de todos os modelos de veículos fornecidos pelos fabricantes de automóveis no simulador. Os test drives começam com os modelos de pneus virtuais. Os engenheiros observam como o comportamento do veículo é afetado ou deveria ser afetado pelas mudanças de direção, aceleração e travagem no veículo virtual. “O CDV, incluindo o simulador, suporta todas as fases do projeto virtual para os fabricantes de automóveis alemães”, enfatiza Florian Waffenschmidt, chefe do CDV. “Testamos virtualmente os pneus para motores de combustão, bem como os nossos pneus com tecnologia Elect para carros elétricos e híbridos plug-in”.

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