Ver todas

Back

Pirelli lança novo pneu all-season Scorpion MS

7 Agosto, 2023

Já foi lançado, pela Pirelli, o novo Scorpion MS, um pneu de alto desempenho, para todas as estações, criado como equipamento original para a última geração de SUVs.

Herdeiro do Scorpion Verde All Season e do Scorpion Zero All Season, este novo produto seguiu a filosofia Eco-Safety Design da empresa, uma tecnologia que combina os mais altos padrões de segurança com um impacto ambiental reduzido.

Como resultado, este novo pneu beneficia de uma melhor aderência em seco e em molhado e de uma redução da resistência ao rolamento, em comparação com os modelos anteriores. Para responder às exigências dos países aos quais se destina, o Pirelli Scorpion MS possui uma longa vida útil, característica procurada especialmente pelos condutores americanos, e um elevado conforto, um pedido especialmente colocado por parte do mercado asiático. Como se destina a SUVs, o pneu também foi projetado para uma utilização off-road leve, sendo igualmente apto para circular em neve.

O Pirelli Scorpion MS nasceu para equipar os mais recentes SUVs Premium e Prestige, com pneus individuais para cada modelo, que contam ainda com algumas das principais especialidades da Pirelli, como solicitado pelos fabricantes. No total, 75% de todos os projetos Scorpion MS de equipamento original, desenvolvidos em conjunto com fabricantes de automóveis, apresentam a tecnologia Elect. Um exemplo de especial relevo é o Maserati Grecale Folgore, o primeiro SUV totalmente elétrico do fabricante italiano, para o qual a Pirelli desenvolveu duas versões do novo Scorpion MS: 255 50 R19 para ambos os eixos e também 255 45 R20 para frente e 295 40 R20 para a traseira , ambos com marcação Elect.

Este novo pneu mostra como a família Scorpion está bem adaptada à mobilidade elétrica, sendo que mais de 30% de toda a gama Scorpion conta com a marcação Elect. Os pneus Scorpion MS podem também contar com o sistema antifuros Seal Inside, a tecnologia Run Flat, que permite continuar a conduzir mesmo com pressão zero nos pneus, e a tecnologia PNCS (Pirelli Noise Canceling System), que permite reduzir o ruído transmitido para o habitáculo. No futuro, a pedido dos fabricantes, estará também disponível a tecnologia Pirelli RunForward, que permite continuar a conduzir após um furo, uma característica cada vez mais importante nos carros elétricos, que muitas vezes não possuem um pneu sobressalente, devido à presença das baterias.

O novo Pirelli Scorpion MS foi projetado para operar ao longo de todo o ano, sem a necessidade de trocar os pneus com a mudança de estações. Para atingir esse objetivo, o departamento de Investigação e Desenvolvimento (I&D) da Pirelli trabalhou arduamente no composto e no design da banda de rodagem. A nova formulação de polímeros e resinas específicas favorece a aderência e a travagem em molhado e em seco. Por seu turno, as lamelas foram projetadas para otimizar o desempenho na neve, um pedido especial dos fabricantes parceiros da Pirelli.

Outra prioridade para o Scorpion MS é o conforto acústico e plástico. Neste capítulo, o pneu reduz o ruído em 25%, em comparação com o Scorpion Verde All Season, um resultado alcançado graças à sequência específica de blocos, ao espaçamento e inclinação das ranhuras principais e da carcaça leve e resistente, que é ao mesmo tempo capaz de lidar com todas as exigências das estradas, aumentando o prazer e a precisão de condução. A resistência ao rolamento permanece baixa, devido à otimização dos compostos e da banda de rodagem.

Finalmente, a deformação da área de contacto permanece uniforme, mesmo quando o pneu é submetido a elevadas forças laterais e longitudinais, uma qualidade que contribui para um padrão de desgaste regular durante toda a vida útil do pneu.

PALAVRAS-CHAVE