A Point S revelou os resultados de testes independentes, que revelam grandes lacunas de segurança entre pneus premium, intermédios e budget.
Os testes, que foram conduzidos pela organização independente de testes técnicos, TÜV SÜD Product Service, examinaram as cinco marcas de pneus premium em comparação com três marcas de pneus de gama média e três marcas de pneus económicos, através de uma série de critérios críticos de segurança num pneu de 18″ de elevada procura, o 225/40R18 92Y.1.
Os resultados demonstram o desempenho marcadamente superior dos pneus premium em relação aos seus rivais de gama média e económica, particularmente em condições de chuva. No teste de travagem em piso molhado, os pneus de gama média necessitaram, em média, de 2,33 m de distância de travagem extra para parar completamente o veículo de teste a partir dos 80 km/h. Os pneus económicos, por sua vez, exigiam 4,47 m – o comprimento de um grande SUV – distância de travagem extra em comparação com os modelos premium.
Os cinco pneus premium também tiveram melhor desempenho nos testes de aderência e manuseio da TÜV SÜD Product Service. Os pneus de gama média necessitavam de uma redução de 3 km/h na velocidade para corresponder ao comportamento de um pneu premium médio em estradas molhadas, enquanto os pneus económicos necessitavam de uma redução de 5 km/h.
Aproveitando a sua posição como a maior rede de revendedores independentes de pneus do mundo, a Point S encomendou os testes para dar aos seus membros os conselhos mais atualizados e baseados em evidências sobre a segurança dos pneus, permitindo-lhes oferecer aos clientes o pneu certo em vez do mais barato.
O CEO da Point S International, Fabien Bouquet, disse: “No clima económico desafiante de hoje, onde a inflação está a causar aumentos de preços, é natural que os condutores estejam mais conscientes dos custos quando se trata de manter os seus veículos.
“Os nossos clientes finais são cada vez mais solicitados a justificar as diferenças de preço entre as gamas de pneus, por isso encomendamos estes testes ao Serviço de Produtos da TÜV SÜD para obter uma visão verdadeiramente independente e objetiva sobre esta questão. O que os testes confirmaram é que os pneus premium apresentam um desempenho categoricamente melhor em todos os critérios de teste críticos para a segurança. A pergunta que deveríamos nos fazer como indústria, portanto, é: é possível realmente colocar um preço na segurança?”.