Ver todas

Back

“Por vezes o valor de venda transforma-se no preço de custo”, Paulo Silva, PD Auto

29 Agosto, 2022

Apostar na diversificação de produtos e serviços é uma das soluções para se combater a subida da taxa de inflação, segundo o responsável máximo da PD Auto, Paulo Silva.

Que efeito está a ter neste momento a inflação no negócio de peças auto (incluindo lubrificantes)?
No aftermarket, assim como noutras atividades económicas, o aumento de matérias-primas, produtos e custos operacionais estão gradualmente a fazer sentir-se no preço das peças. É uma escalada de preços que assusta e não parece estabilizar.

Na gestão operacional da empresa, aumentar faturação não implica o aumento da margem, antes pelo contrário, precisamente pelo fator da inflação teremos de ter o máximo de cuidado no equilibro entre sermos competitivos e manter o nível de serviço a que habituamos os nossos clientes.

Nos lubrificantes em particular assistimos a aumentos 3 em 3 meses, por vezes o valor de venda transforma-se no preço de custo, digamos que é um desafio para todos os envolvidos (fornecedores, retalhistas, profissionais e consumidor final).

A médio prazo qual poderá ser o impacto da taxa de inflação muito alto no mercado?
Por um lado, o nosso cliente profissional aumenta a pressão aos fornecedores, mais ainda, invariavelmente terá de passar ao consumidor final que já está por sua vez pressionado com os valores da inflação no dia-a-dia. Poderemos assistir ao descurar nas manutenções e ao aumento da procura do mais barato, cabe-nos a todos fornecedores e profissionais, alertar para os custos do barato que como ditado diz, sai caro

Quem não se ajustar, não diversificar o negócio poderá comprometer o seu futuro. Teremos de diversificar o nosso negócio não ficar só pelas peças, aumentar o portfolio de produtos e serviços até porque em cima destes desafios de preços e custos teremos de contar com a falta de produtos e a conversão do parque automóvel para os elétricos.

Que medidas está a dinamizar para combater esta subida inflacionada nos preços das peças?
É um enorme desafio ao nível da gestão, se pretendemos manter a competitividade ao nível de preços, sem comprometer o nível de serviço temos de ter muitos cuidados nos custos operacionais da empresa para que se mantenha saudável.

É nestes momentos que nos temos de reinventar, fazer mais com menos, apoiar os nossos clientes com mais serviço com mais apoio à sua atividade para que a nossa proposta de valor seja maior e melhor acompanhando o natural aumento de preços.

PALAVRAS-CHAVE