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Porquê queimar dinheiro a cozer carros na estufa?

6 Janeiro, 2023

O aumento dos custos da energia está definitivamente na ordem do dia, sendo um tema ao qual as oficinas de repintura automóvel devem estar particularmente atentas. A Axalta apresenta uma solução para combater este problema.

TEXTO PAULO HOMEM

Não é novidade para ninguém os enormes constrangimentos que o aumento dos custos da energia pode trazer para as empresas e para a economia. Prevê-se até que a situação se possa agravar ainda mais com a chegada do inverno. No domínio das oficinas de repintura esta questão assume grandes proporções, por via do aumento do preço do gás e do combustível, tradicionalmente usados para aquecer a estufa de modo a secar muito mais rapidamente os carros após uma repintura. Quer isto dizer, que estes aumentos podem mesmo colocar em causa a rentabilidade da operação caso os gestores das oficinas não tomem desde já medidas para os combater. Como fornecedor oficinal de referência, a Axalta diz que quer ser parte da solução, isto é, quer ajudar as oficinas de repintura a reduzir ao máximo os custos e fê-lo através de uma pergunta: Porquê queimar dinheiro a cozer carros na estufa? João Calha, Key Account Manager e Training Center Leader da Axalta, refere que “queremos ser parte da solução e por isso lançamos uma campanha de poupança energética. A Tecnologia Fast Cure Low Energy, da Axalta, de baixo consumo e secagem rápida permite que as oficinas possam reduzir até 70% os custos de energia”.

Fast Cure Low Energy
No decorrer dos próximos meses, a Axalta vai lançar uma campanha de sensibilização para as oficinas de colisão com foco na poupança energética e tendo como meio a Fast Cure Low Energy. Diz a Axalta que com esta solução tecnologia (Fast Cure Low Energy) uma oficina de colisão pode vir a reduzir substancialmente (até 70%) os custos de energia e aponta diversas razões para tal e que são transversais às marcas Spies Hecker, Cromax e Standox.

A primeira razão é que se trata de uma tecnologia revolucionária e patenteada, diferente dos produtos tradicionais, que seca com temperatura e com a humidade (diferente de tudo o resto), para acelerar o processo de secagem. Outra razão é que a Fast Cure Low Energy, utiliza produtos “turboalimentados” para uma maior produtividade e menor consumo de energia. Trata-se de uma tecnologia que reduz o uso de energia durante a secagem, dispondo a Axalta de um processo completo que vai de A a Z. Não menos importante, tendo em conta que é um tema que também está na ordem do dia, é que estamos a falar de um sistema de reparação sustentável. O Fast Cure Low Energy é uma tecnologia que inclui aparelho e verniz de secagem rápida e de baixo consumo energético e as já conhecidas tintas à base de água (economizadoras de material).

De acordo com João Calha, os pontos chave da Fast Cure Low Energy passam por ser uma “tecnologia patenteada pela Axalta, por ser fácil de usar, por reduzir a secagem ineficiente e os tempos de evaporação a um mínimo absoluto, por ser versátil na secagem, por acelerar o processo de trabalho e, como tal, permite a uma oficina fazer mais carros por dia sem comprometer a qualidade do trabalho”. Esta tecnologia utiliza temperatura e a humidade ambiental para agilizar o processo de secagem, enquanto os produtos oferecem o equilíbrio entre alta velocidade e baixo consumo de energia na secagem, ao mesmo tempo que proporciona acabamentos da melhor qualidade.

Refira-se ainda que tecnologia Fast Cure Low Energy também permite às oficinas reparar veículos elétricos sensíveis à temperatura, cuja popularidade está a aumentar na Europa.

Benefícios da tecnologia Fast Cure Low Energy
Como tecnologia que permite o uso de menos energia e é de secagem rápida, a Axalta deixou ainda estes dados para reflexão, obtidos em ambiente real de operação com o Fast Cure Low Energy:
– Reduz tempo de ocupação da estufa até 25%;
– Reduz consumo de pintura até 25%;
– Reduz o tempo de processo até 50%;
– Os produtos podem secar também a 60º, 40º, 20º;
– Reduz o consumo de eletricidade até 49%;
– Reduz o consumo de gás até 57%;
– Reduz a pegada de carbono até 54%;
– Reduz os custos energéticos até 54%.

Fast Cure Low Energy Spies Hecker apresenta novos vernizes para trabalhar as cores “mate”

A crescente presença de veículos com a complexa cor mate nas estradas, levou a Spies Hecker a lançar dois vernizes para dar resposta às solicitações do mercado ao nível dos acabamentos foscos. Os dois vernizes da Spies Hecker, o Permacron Matt System Clear Coat 8185 e Permacron Semi-Gloss System Clear Coat 8170, combinados entre si permitem encontrar o brilho certo, com um nível de acabamento fosco de qualidade, com a vantagem da rapidez, quer na aplicação, quer na obtenção do resultado final. Segundo a Spies Hecker, são produtos fáceis de manusear e reproduzir, com um processo de aplicação simples, sendo produtos flexíveis e fáceis de aplicar em qualquer condição de clima e em qualquer painel, múltiplos painéis e em pinturas gerais. Este sistema é flexível o suficiente para corresponder a qualquer nível de brilho, mesmo os mais modernos níveis de brilho ultrabaixo que são usados em veículos OEM recentes. Graças à tecnologia inovadora, o tempo de secagem agora é significativamente mais rápido do que os vernizes foscos da geração anterior, permitindo economizar tempo e custos de energia por reparação.

Mais informações sobre estes dois novos produtos:

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 85 de outubro de 2022. Consulte aqui a edição.

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