O mercado de veículos usados em Portugal continua a acompanhar a transição para a mobilidade elétrica, com uma quota de mercado de 8,8% para veículos elétricos a bateria e de 13,8% para híbridos em novembro de 2024.
Estes números colocam o país acima da média europeia, segundo o relatório mais recente do Observatório Indicata.
Embora os modelos a gasolina ainda dominem o mercado, com 32,7% de quota, e o diesel continue a liderar com 44,7%, os veículos elétricos usados têm registado um crescimento constante, subindo para 6% das vendas totais. Os híbridos também ganharam terreno, alcançando 10,1% das vendas no segmento de veículos ligeiros de passageiros.
No segmento de veículos jovens (com até dois anos de uso), a tendência é ainda mais clara: 15% são elétricos e 11% híbridos. Este crescimento é impulsionado pela oferta crescente e pela aceitação de marcas como Tesla, que lidera em atratividade de mercado com o Model 3, alcançando um valor médio de “Market Days Supply” (MDS) de apenas 40,9 dias, o mais baixo entre os principais modelos.
Apesar disso, a adoção de BEVs e híbridos ainda enfrenta desafios, como a limitada infraestrutura pública de carregamento e a resistência de compradores mais tradicionais. “A estabilidade do índice de preços dos híbridos reflete a sua popularidade entre consumidores avessos à eletrificação total”, afirma Andy Shield, Diretor Global do INDICATA.
O relatório sugere que a competição de preços no setor da gasolina poderá intensificar-se em 2025, alimentada pela descida contínua dos preços. Contudo, os elétricos e híbridos emergem como opções cada vez mais atrativas, marcando uma nova fase no mercado automóvel português.
Para mais detalhes, acesse o relatório completo do Observatório INDICATA em indicata.pt/market-watch.