Ver todas

Back

Prémios da BASF premeia projetos de Economia Circular

Foi com inegável sucesso que decorreu o período de inscrições para a IV edição dos Prémios BASF, ao qual concorreram mais de 100 projetos de Economia Circular.

Encerrado o período de inscrições para a quarta edição dos prémios de melhor prática de Economia Circular em Espanha, organizado pela BASF e o Clube de Excelência em Sustentabilidade, conclui com grande sucesso contabilizando 114 candidaturas apresentadas em projetos de economia circular nas diferentes categorias.

As iniciativas que contribuem para a circulação da economia têm sido apresentadas por administrações públicas, grandes empresas, pequenas e médias empresas, start ups, bem como organizações do mundo académico e do setor da divulgação. Esses projetos são propostos para lidar com o desperdício dos recursos naturais limitados, além de contribuir de forma muito eficaz para a estratégia do negócio, favorecendo a economia de materiais e desenvolvendo um processo mais sustentável e estável ao longo do tempo.

Somado às candidaturas das edições anteriores, desde 2019, ano em que os prémios foram convocados pela primeira vez, um total de mais de 450 boas práticas de economia circular foram apresentadas por parte de diferentes organizações e entidades em Espanha.

A economia circular é um dos grandes pilares da estratégia da BASF. Os seus principais focos apontam para pesquisa e inovação, que eles desenvolvem para melhorar a gestão dos resíduos, energia inteligente, alimentação, mobilidade e vida urbana.

“Na BASF, estamos firmemente comprometidos com a economia circular e a sustentabilidade. Por um lado, esforçamo-nos na circularização dos nossos próprios processos industriais e, por outro, investigamos e desenvolvemos soluções para que outros encontrem o seu caminho para o modelo circular. Qualquer iniciativa voltada para a promoção de novos modelos, produtos e serviços com estas caraterísticas que sejam benéficos para a sociedade e o meio ambiente terá na BASF um aliado. Agora, mais do que nunca, é importante criar química para um futuro sustentável”, declara Carles Navarro, Diretor Geral da BASF Espanhola e responsável máximo pelas atividades  do Grupo na península ibérica.

Na edição anterior, os projetos do Ministério para a Transição Ecológica e o Desafio Demográfico foram premiados na categoria de administração pública, Grupo Calvo na categoria Grande Empresa, Too Good To Go como representante PME, Gravity Wave como Start Up, Tecnum Navarra no mundo académico e Marynes Rojas como meio de divulgação.

O Júri, composto por especialistas das áreas empresarial, académica e institucional e com representação dos vencedores da edição anterior, anunciará a sua decisão no mês de novembro. Começarão a avaliar cada uma das candidaturas que participaram nas diferentes categorias e terão em conta a visão estratégica da Economia Circular, o impacto económico, social e ambiental, a durabilidade ao longo do tempo, a replicabilidade do modelo, a inovação da proposta, o alcance do projeto, a disseminação na cadeia de valor e a existência de indicadores de monitorização.

PALAVRAS-CHAVE