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“Pretendemos optimizar a nossa gama de combustão”, Noureddine Saidi, Borgwarner

2 Setembro, 2021
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A Borgwarner anunciou recentemente uma nova estratégia, chamada “Project Charging Forward, e pretende optimizar a gama de combustão, no caminho para a eletrificação. Noureddine Saidi, Aftermarket Global Product Director da Borgwarner, explica à PÓS-VENDA PESADOS de que forma a empresa o está a fazer.

Como perspetivam o futuro do negócio de aftermarket ao nível das peças para veículos pesados?

O negócio OE para veículos pesados continuará a crescer, esperamos um crescimento moderado de cerca de 2,5% dentro dos próximos 5 anos – e mesmo 19% para eCV. Consequentemente, o mercado pós-venda continuará a crescer nos próximos anos. A necessidade de peças de reposição de alta qualidade é elevada e continuará a crescer no futuro previsível. Por conseguinte, planeamos expandir continuamente a nossa carteira de produtos CV para o mercado pós-venda, a fim de fornecer sempre aos nossos clientes as soluções certas para satisfazer as suas necessidades.

Que investimentos tem feito a vossa marca para se preparar para as necessidades das futuras gerações de veículos pesados?

O nosso forte crescimento no negócio de equipamento original também abre novas oportunidades no mercado pós-venda. A quota de mercado dos veículos para as nossas peças está a crescer continuamente. As perspectivas para o nosso futuro negócio de peças sobressalentes são boas. A BorgWarner anunciou recentemente uma nova estratégia, chamada “Project Charging Forward”. Espera-se que este projecto nos ajude a gerar mais de 25% das nossas receitas de veículos eléctricos até 2025 e aproximadamente 45% até 2030: planeamos estar nos eLVs de forma rentável através da nossa integração contínua da Delphi e da nossa capacidade de realizar sinergias, assim como prosseguir acções orgânicas e inorgânicas. Pretendemos expandir para os eLVs. Pretendemos optimizar a nossa gama de combustão, reduzindo a nossa exposição através da eliminação de partes da gama que apresentem um crescimento mais baixo ou uma margem mais baixa. A nossa gama de combustão apoia o nosso pivot para a electrificação.

Que impacto terá no vosso negócio de peças aftermarket o aumento de veículos pesados elétricos?

Vejamos o segundo pilar do Projecto Charging Forward, que é a nossa expansão para os eCVs. Ainda estamos nas fases emergentes do nosso portfólio de eCV, mas vemos um grande potencial para a BorgWarner. Acreditamos que existem oportunidades em quase todos os sectores de veículos pesados e vemos aceleração em autocarros, camiões, carrinhas de entregas e várias outras áreas. Aprendemos com estas áreas e cruzamos produtos e ideias de fertilização. Alavancamos a escala de ligeiros para a competitividade nos pesados. As aquisições da Remy, Sevcon e Delphi Technologies, a formação da Cascadia Motion e a parceria da JV com a Romeo Power colocaram-nos numa posição forte. Quando combinados com o nosso desenvolvimento orgânico, estes criam uma grande oferta eCV com carregadores rápidos de bateria estacionária, módulos de bateria, packs e sistemas de gestão de bateria, inversores e outras soluções electrónicas, eMotors e eHeaters. A nossa recentemente anunciada aquisição da AKASOL irá colocar-nos numa posição ainda melhor ao expandir as nossas tecnologias de baterias, o que está no cerne da electrificação de um veículo pesado.

Que desafios e oportunidades trazem à vossa marca estas novas formas de propulsão?

Estas novas formas de sistemas de propulsão trazem muitas oportunidades para a BorgWarner. Como líder global de produtos, estamos numa posição única para especificar, desenvolver e fabricar todos os principais componentes para veículos electrificados – desde o carregamento até à propulsão. Compreendemos o nosso portfólio, os nossos produtos e, as necessidades dos nossos clientes – isto aumenta significativamente a nossa experiência em sistemas, o que, por sua vez, é a chave para optimizar a eficiência de cada componente individual em toda a cadeia de produtos para veículos electrificados. A eficiência é a chave para a visão da BorgWarner de um mundo limpo e eficiente em termos energéticos.

Quais as mais recentes novidades que lançara ao nível das peças para veículos pesados?

Recentemente, anunciámos o lançamento de um motor eléctrico de 800 volts para o segmento dos veículos comerciais. O motor HVH 320 é a mais recente adição ao portfólio de motores da série HVH da BorgWarner, que são oferecidos tanto para veículos ligeiros como pesados. Estes motores versáteis apresentam tecnologia patenteada de enrolamento de estator, são fáceis de integrar e estão disponíveis como motores totalmente alojados ou como conjuntos de rotor/estator.

Vão lançar novas gamas de peças para veículos pesados num futuro próximo? Quais?

A abordagem da BorgWarner é disponibilizar todos os produtos OE inovadores para nossos clientes do mercado de reposição. Atualmente, estamos a expandir o nosso já amplo portfólio de reposição com um turbocompressor, válvulas EGR e oferta de remanufatura para aplicações de
veículos pesados.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 34 de junho/julho de 2021. Consulte aqui a edição.

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