O novo Peugeot 308, que será lançado no mercado em setembro próximo, introduzirá um novo motor a diesel do Grupo PSA, com 1.5 litros na conhecida sigla HDi.
Este novo motor BlueHDi de 130 cv foi 100% desenvolvido na esfera digital, resultando, entre outros, do registo pelo Grupo PSA de cerca de 200 novas patentes.
Com performances semelhantes a blocos de gama superior (motores de 2.0 litros), este novo BlueHDi de 130 cv ganhou 10 cavalos adicionais em comparação com o bloco BlueHDi de 120 cv que substitui (o 1.6 HDi).
Este motor não é só mais potente, mas também mais frugal, registando um ganho de consumos entre os 4 e os 6% em comparação com o motor BlueHDi de 120 cv, devido à redução da cilindrada, a um novo comutador de elevada eficiência e a um novo sistema de combustão, de geometria patenteada (geometria do pistão Peugeot 908, vencedor das 24 Horas de le Mans).
Estreado no novo motor BlueHDi de 130 cv, o sistema de antipoluição evoluiu de forma a respeitar, com 3 anos de antecedência, o futuro fator de NOx (óxido de azoto), de 1,5, apenas aplicável em 2020, tratando as emissões na fonte e no escape. Com uma presença e arquitetura inovadora, a eficácia do tratamento de NOx viu-se melhorada, garantindo-se consumos otimizados.
O sistema de antipoluição é mais compacto, reunindo num único pacote o catalisador, o SCR (Selective Catalytic Reduction) e o SCR no FAP (Filtro de partículas). A sua implantação perto do motor permite uma ação de pós-processamento mais rápida. A supressão do aditivo do FAP permite menores custos de utilização para o cliente, sendo a manutenção facilitada através da colocação de AdBlue nas proximidades do bocal do abastecimento de combustível.