Ver todas

Back

Ractronicos oferece solução de reparação do Volkswagen Virtual Cockpit

A crescente presença de ecrãs digitais nos modernos veículos de automóveis, leva a que comecem também a existir cada vez mais soluções de reparação desses componentes. É o caso do Virtual Cockpit da Volkswagen que agora já tem solução de reparação através da Ractronicos.

Os carros modernos estão cada vez mais equipados com grandes ecrãs digitais, incluindo os painéis de instrumentos. A flexibilidade, personalização e uma experiência de condução melhorada são alguns dos principais benefícios. Um bom exemplo disso é o Virtual Cockpit da Volkswagen. Mas o que acontece se este painel de instrumentos digital apresentar falhas? Uma unidade nova custa facilmente mais de €1.000, e um modelo usado muitas vezes é um risco. O que aconteceu com ele? Quanto tempo continuará a funcionar bem? Nesses casos, a revisão pode ser uma solução inteligente e económica.

Desenvolvimento rápido

Quando se fala de ecrãs digitais em automóveis, muitas pessoas pensam na Tesla, mas a Volkswagen já se tinha juntado a esta tendência em 2014 com o ‘Active Info Display’, agora mais conhecido como Digital Cockpit ou Virtual Cockpit. Este painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas substituiu os ponteiros tradicionais nas versões mais luxuosas do Passat e, mais tarde, foi integrado como padrão em outras versões e modelos, como o Golf e o Tiguan. A Audi, a Skoda e outras marcas do grupo VAG também utilizam esta tecnologia.

Uma grande vantagem destes contadores digitais é a ausência de componentes mecânicos, como os motores de passo, que nos painéis analógicos controlam os ponteiros. Graças a um software inteligente, os condutores podem alternar facilmente entre diferentes vistas, como um mapa de navegação em destaque, com o velocímetro e o conta-rotações discretamente posicionados à margem. Toda a informação é apresentada de forma nítida e extremamente precisa.

A revisão oferece solução para uma vasta gama de problemas

Como acontece com todas as novas tecnologias, também os painéis de instrumentos digitais podem ter problemas iniciais, o que pode levar a avarias. Na Ractronicos, especialista na revisão de eletrónica automóvel, já conhecem bem os problemas associados ao Virtual Cockpit. Marco Pili, gestor de produto na Ractronicos, explica: “Temos visto um aumento significativo na procura de revisão de Virtual Cockpits. Isso é lógico, pois assim que os carros saem da garantia, a revisão torna-se uma opção particularmente atrativa. A eletrónica de alta qualidade faz com que o preço novo ultrapasse rapidamente os €1.000, o que torna estes contadores digitais consideravelmente mais caros do que os seus antecessores analógicos. A revisão oferece uma alternativa económica, com uma poupança de mais de 70% em comparação com o preço de uma peça nova. Os nossos engenheiros de R&D e especialistas em revisão têm dedicado muito tempo a analisar e resolver estas falhas complexas. O nosso objetivo é compreender cada componente de A a Z e, com base nisso, desenvolver as nossas ferramentas, antes de disponibilizar uma solução de revisão no mercado.”

Uma análise da lista de falhas revela que os defeitos nos contadores digitais diferem significativamente dos problemas encontrados em painéis de instrumentos tradicionais e analógicos. Uma avaria no Virtual Cockpit pode, por exemplo, afetar sistemas de assistência ao condutor, como o Front Assist, Lane Assist, Cruise Control e o radar de distância. A falha do código de erro B2000-41, relacionada com um problema no contador de dias, também é bastante comum. Além disso, a avaria total e danos no ecrã do display são problemas conhecidos.

Uma unidade revista não só é mais económica, mas também mais sustentável. “A nossa revisão é totalmente Plug & Play e vem com uma garantia de dois anos”, continua Pili. “Isso poupa muito tempo, dinheiro e é melhor para o ambiente. Uma situação vantajosa para todos.”

Pode recolher mais informações em https://www.ractronicos.pt/

 

 

PALAVRAS-CHAVE