A porta do passageiro do Porsche 356B está num estado miserável. O exterior está revestido por uma cor verde hortelã, com várias marcas de ferrugem. No interior a espuma é usada para tapar temporariamente os buracos. A porta do condutor, por sua vez, contrasta com um revestimento de brilho cintilante Ruby Red, a cor que o Porsche ostentava quando saiu da fábrica. Esta porta não tem sinais de ferrugem. As duas portas do Porsche 356B parecem ser de dois mundos diferentes.
O carro desportivo parcialmente reparado foi observado pela primeira vez num evento público no Refinish Competence Center (RCC) da BASF em Münster. A parte da frente e a porta do passageiro revelam fortes sinais do desgaste e do efeito destrutivo das condições a que esteve sujeito. Por outro lado, a parte de trás do carro e a porta do condutor foram restauradas por profissionais com produtos Glasurit. Visto de trás, leva a pensar que o carro desportivo acabou de sair da fábrica. A oportunidade de mostrar as duas realidades opostas num veículo de luxo como este, é algo único.
Cerca de 100 pessoas visitaram o RCC, desde os donos do Porsche 356B, fãs de carros clássicos, donos de oficinas, peritos automóveis e jornalistas. Frank Jung, dono da Recaro Tradition, revelou aos visitantes a história do Porsche 356. Jung é descendente dos fundadores da Recaro Tradition, a família Reutter, que fabricava carroçarias para a Porsche – a primeira carroçaria foi concluída a 4 de abril de 1950. A empresa fabricou carroçarias automóveis até 1963, inclusive para a Daimler. Após a venda da empresa à Porsche a REutter CAROsserie passou a chamar-se RECARO e mudou o seu foco.
Jürgen Book, responsável pelo Process Management Refinish Products EMEA na divisão da Coatings, fez um discurso durante o evento em que revelou a história do Porsche e os passos envolvidos para recuperá-lo. Depois de sair da fábrica, o Porsche foi intensivamente utilizado, não sendo conservado com especial cuidado. Na altura, cuidar de um veículo desta categoria não era prioridade, “disse Book, apontando para os desafios associados ao restauro do carro. O Porsche 356B pertence a Dieter Ambrosy, cliente Glasurit à vários anos e especialista reconhecido no restauro dos modelos 356. Ambrosy possui uma extensa coleção de Porsches clássicos. A equipa de especialistas da Glasurit liderados por Book, Ambrosy e a equipa da sua oficina restauraram a traseira do Porsche 356B. A equipa teve que produzir vários painéis para o revestimento interno. Para o revestimento, a equipa utilizou um sistema de pintura de alta qualidade – Glasurit 22 Line HS 2K Topcoat, idêntica à cor original utilizada no Porsche quando saiu da fábrica.
Os especialistas encontraram a cor Ruby Red na base de dados da Glasurit, o maior arquivo de cores do mundo, que contém cerca de 600.000 fórmulas misturadas e aproximadamente 200.000 cores.
Restaurar o Porsche demorou cerca de 400 horas e mais horas serão necessárias para que o carro esteja pronto no próximo ano. Até o processo de restauração estar terminado, o Porsche vermelho vai estar em digressão. A sua primeira paragem será a Techno-Classica em Essen, o maior evento de carros clássicos, onde será exibido na cabine da Glasurit de 6 a 10 de abril. Nos próximos doze meses irá estar exposto em eventos por toda a Europa, África e Médio Oriente. “Pretendemos usar o Porsche para dar a conhecer todos os aspetos da restauração profissional de veículos e mostrar a importância do acabamento profissional em carros clássicos. Requer um elevado grau de conhecimentos de pintura,” disse Book. A marca de repintura automóvel da BASF – Glasurit, conta com 100 anos de experiência e oferece aos colecionadores de carros clássicos, suporte profissional para os seus veículos com as Classic Car Colors. “O segmento de mercado de carros clássicos foi desenvolvido a partir de um nicho para um negócio sólido,” disse Book, destacando a marca.
Mais informações em www.glasurit.com