De acordo com a GlobalData, empresa especialista em análise de dados, a reciclagem de baterias tornou-se uma área crítica para o futuro sustentável do setor automóvel.
Com o aumento da adoção de VEs, a indústria automóvel enfrenta o desafio da eliminação e reutilização das baterias em fim de vida. Atualmente, estão a ser exploradas várias abordagens para recuperar metais valiosos como níquel, cobalto, lítio e manganês. Entre os principais métodos, a reciclagem hidrometalúrgica tem-se destacado pelos seus benefícios ambientais e eficiência na recuperação de materiais.
Madhuchhanda Palit, Analista Automóvel da GlobalData, afirma: “O setor automóvel está cada vez mais comprometido com a economia circular, procurando reutilizar e reciclar materiais para reduzir o desperdício. Esta mudança não só tem um impacto positivo no ambiente, como também representa uma oportunidade lucrativa para as empresas que apostam no mercado de materiais reciclados. A análise de patentes revela um aumento no investimento em tecnologias inovadoras, visando melhorar a eficiência da reciclagem e reduzir custos.”
Regulação
A evolução das regulamentações tem desempenhado um papel fundamental no avanço da reciclagem de baterias. A União Europeia implementou a nova Lei das Baterias, que exige que, até 2030, os processos de reciclagem atinjam taxas de recuperação de 95% para cobalto, cobre, chumbo e níquel, e de 70% para lítio. Nos Estados Unidos, vários estados estão a adotar políticas de Responsabilidade Alargada do Produtor (EPR), responsabilizando os fabricantes pela reciclagem das baterias. Este quadro regulatório mais rigoroso está a impulsionar investimentos em infraestruturas e novas tecnologias, fomentando um ecossistema automóvel mais sustentável.