A ZF Aftermarket dá algumas recomendações para a condução em segurança no inverno, através da realização de um check-up adequado.
Tal como demonstrado em diversos estudos, demora dez vezes mais a parar um veículo em piso escorregadio durante o inverno. A ZF Aftermarket destaca as razões que tornam um check-up anual, antes de começar o inverno, altamente recomendável e extremamente importante para a segurança rodoviária.
Os sistemas de travagem, direção e suspensão de um veículo estão entre os mais críticos para a segurança. Para estar perfeitamente preparado para a estação de inverno que se aproxima, é essencial que estes sistemas trabalhem de modo completamente irrepreensível. É crucial que os travões funcionem de forma eficiente e uniforme no eixo. Se uma roda dianteira ou traseira bloquear, o veículo pode começar a patinar. Em combinação com a mudança de pneus, por exemplo, a oficina deve verificar o óleo, as pinças e os discos de travão. Após a limpeza com um líquido de limpeza de alta qualidade, as pinças dos travões devem ser verificadas em relação a sinais de corrosão ou pistões gripados, que podem causar o sobreaquecimento das pastilhas e levar à perda da eficácia de travagem.
Óleo de travões
O óleo de travões é essencial para o processo de travagem e, como tal, tem de ser verificado regularmente. Um nível baixo do óleo de travões ou óleo de travões contaminado pode causar a falha dos travões. A ZF Aftermarket recomenda vivamente que o óleo de travões seja testado todos os anos com um ensaiador de óleo de travões de alta qualidade. Este mede o ponto de ebulição real do óleo de travões em poucos segundos, em vez de medir o teor de água como é o caso dos aparelhos de teste da humidade. Adicionalmente, o óleo de travões deve ser mudado pelo menos de dois em dois anos.
Discos de travão
Os discos de travão devem ser verificados para detetar sinais excessivos de ferrugem ou bolhas. Se existirem ruídos durante a travagem, as pastilhas de travão têm de ser substituídas. Adicionalmente, as pastilhas de travão devem de apresentar uma espessura bem acima dos valores mínimos. Por vezes, os cabos do travão de mão são negligenciados. O revestimento exterior pode sofrer danos e permitir a entrada de água. Com as temperaturas muito baixas, esta água congela e limita o movimento do cabo do travão de mão. Em casos extremos, o travão de mão deixa de funcionar.
Amortecedores defeituosos equivalem a um risco para a segurança
De igual forma, amortecedores totalmente funcionais são cruciais em estradas com gelo e piso escorregadio com tempo frio. É por esta razão que os especialistas da ZF Aftermarket recomendam também o controlo técnico dos amortecedores. Se não funcionarem corretamente, a distância de travagem pode aumentar. O veículo apresentará instabilidade nas curvas e os componentes de segurança eletrónicos como o ESP ou ABS funcionarão com menos eficiência.
Se for necessário substituir os amortecedores, estes devem ser substituídos aos pares, ou seja, ambos os amortecedores do eixo. Isto é uma tarefa para o técnico da oficina. Os profissionais sabem que quando realizam a troca dos amortecedores, todos os acessórios, tais como os apoios superiores, os batentes ou os tubos de proteção, por exemplo, têm de ser verificados também. Os componentes defeituosos podem causar as mesmas alterações durante a condução que os amortecedores danificados.
Por razões de segurança, escolher peças com a qualidade do equipamento original
A utilização de equipamento original (EO) de alta qualidade, desenvolvido e fabricado por especialistas é outra decisão sensata a tomar para garantir a segurança. A ZF Aftermarket contribui para melhorar a segurança rodoviária com uma ampla gama de produtos de qualidade EO: componentes de travagem, direção e suspensão das marcas Sachs, Lemförder e TRW, equipam as oficinas de forma ideal para satisfazer todas as necessidades de manutenção e reparação.
Para mais informações sobre a gama ZF, visite www.aftermarket.zf.com