A empresa espanhola Remantec Technicturbocharger já tem uma boa presença no mercado português, revendendo os seus turbos reconstruídos através de uma série de retalhistas. A ideia é crescer mais em Portugal.
{ TEXTO PAULO HOMEM }
A Remantec Technicturbocharger é uma empresa de origem familiar, especializada na reconstrução de turbos para veículos ligeiros. Esta empresa espanhola, que garante que é um dos mais importantes reconstrutores de turbos da Europa, tem as suas instalações em Pamplona, fornecendo a partir daí todos os países da união europeia, incluindo Portugal. Tendo um dos maiores armazéns de cascos para turbos da Europa, a Remantec Technicturbocharger é uma empresa certificada (SIO 9001:2008) para a qual trabalham 96 profissionais, dispondo de um catálogo com milhares de referências. Com um processo produtivo exigente e muito controlado, a Remantec Technicturbocharger tem os seus produtos homologados como fornecedores OEM de turbos reconstruídos de grandes fabricantes de automóveis europeus. Neste “PERFIL” à empresa espanhola, ficamos a conhecer um pouco mais da realidade dos turbos reconstruídos, através de Erik Goffard, Sales Manager da empresa.
Quais são as vantagens e desvantagens dos turbos reconstruídos?
Os turbos reconstruídos Remantec Technicturbocharger são turbos refabricados com peças recuperar de turbos originais, que são medidas e analisadas a 100% nos nossos laboratórios de metrologia. O que se substituiu nos turbos são as peças mais importantes estejam ou não gastas pelo uso. Trata-se de um produto com total garantia que segue estritos padrões de qualidade, muito similares aos dos turbos originais. Esta situaçãoo permite oferecer preços mais competitivos que nos turbos originais, para além de uma gama muita ampla. Consideramos que somos mais fiáveis do que os fabricantes de turbos novos não originais.
E as vantagens e desvantagens dos turbos novos?
Um turbo novo tem a única vantagem de ser um turbo novo com a marca do fabricante, já que o seu preço é sempre muito superior embora a sua montagem seja similar relativamente aos turbos reconstruídos. Para além disso, o processo de fabricação de um turbo novo contamina muito mais que o de um turbo reconstruído.
Qual a percentagem de mercado existe entre novos e reconstruídos?
O mercado divide-se em partes iguais: 50%/50%.
Para além dos fabricantes originais existem mais marcas a vender turbos?
Existem muitas mais marcas a venderem turbos que estão presentes tanto em Portugal como no estrangeiro. A chave a ter em conta é: qualidade, gama, política de garantia, formação técnica, pós-venda e ser fornecedor OES para grandes marcas de veículos europeias.
A Remantec Technicturbocharger vende apenas turbos reconstruídos?
Somos uma empresa especializada na produção de turbos reconstruídos da máxima qualidade, contudo, em menor escala, também pomos à disposição de nossos clientes turbos originais das principais marcas do mercado. A qualidade dos nossos produtos permite-nos, acima de tudo, ser fornecedores OES para grandes marcas de veículos na Europa.
Quais são as mais recentes novidades introduzidas ao nível dos turbos?
Nós reconstruímos todo o tipo de turbos, inclusivamente os mais recentes do mercado: os turbos eléctricos. Este tipo de turbos estão a chegar cada vez mais ao mercado, fruto da iniciativa de alguns fabricantes de automóveis. A evolução na tecnologia dos turbos passará por este tipo de turbos.
Quais são as perspetivas de crescimento dos turbos, em termos de vendas, nos próximos anos?
A perspetiva de crescimento do mercado de turbos em todo o mundo são muito otimistas, especialmente com a cada vez maior incorporação deste produto nos veículos a gasolina. Estima-se que em 2018, mais de 550 milhões de automóveis terão um turbo incorporado, sendo que metade destes vão circular nas estradas europeias.
Como se pode comprovar se foi feita uma boa ou uma má reconstrução de um turbo?
Um turbo reconstruído não é um turbo que seja reparado de forma individual por uma oficina. Esta é a principal diferença e é o que nos faz ser muito competitivos num mercado cada dia mais complicado onde são cada vez mais os turbos de origem asiática a aparecem no negócio. O consumidor deve ter presente que o turbo é um produto muito delicado e que requer enormes cuidados, tanto durante o processo de produção como no da montagem, pelo que a presença no mercado de turbos supostamente baratos e de má qualidade está prejudicando muito as empresas que realmente cumprem com os critérios de qualidade standardizados, que investem em inovação e no desenvolvimento dos seus produtos, como acontece connosco. Um turbo de qualidade medíocre ou um mal montado, acarreta muita mão de obra para uma oficina e o descontentamento do cliente final.
Quais são as principais causas de danos nos turbos?
Como a maioria dos nossos clientes bem sabe, o turbo é um produto complexo que exige conhecimento de quem trabalha com esse componente. Muitos dos problemas dos turbos acontecem no momento da montagem por não se seguir as instruções e as recomendações indicadas pelos fabricantes. Na Remantec Tecnhicturbocharger tratamos desde problema de um forma objetiva, organizando cursos para as oficinas em que formamos os nossos clientes em montagem e no tratamento que devem dar a cada turbo, facilitando a informação técnica e colocando os nossos profissionais ao serviço deles a qualquer momento por via telefónica para resolver de pronto qualquer problema que possa surgir. Trata-se de evitar que o produto se danifique por não serem seguidas as recomendações básicas de limpeza e lubrificação, bem como de substituição de juntas e peças necessárias, entre outras operações necessárias ao bom funcionamento do turbo.
Como analisa o mercado de turbos em Portugal?
O mercado de turbos em Portugal tem boas perspetivas de crescimento. Porém, é muito importante distinguir um bom fabricante de turbos reconstruídos, pois não basta comprar um cartucho “chinês”, cuja qualidade não corresponde a nenhuma norma e limpar superficialmente o turbo na hora de o embalar novamente para venda. Deve ter-se em atenção ao reparador que vende ao particular, oficina ou ao distribuidor. Nós apenas vendemos os nossos turbos ao distribuidor, essa é a nossa política comercial e uma das chaves do nosso êxito.