A celebrar a 10.ª edição, a ReMaTec irá trazer novidades aos visitantes no que se refere às novas soluções e tecnologias de reconstrução.
Com cerca de 300 expositores, expositores de 32 países e visitantes de 75 nações, a próxima edição da ReMaTec voltará a ter um crescimento em relação aos anos anteriores. Niels Klarenbeek, Director Remanufacturing & Refurbishing da ReMaTec, revelou à PÓS-VENDA os pormenores da feira deste ano, que terá lugar de 23 a 25 de junho, em Amsterdão.
Quais os principais aspetos que diferenciam a ReMaTec das outras feiras europeias?
Em vez das conhecidas exposições gerais de pós-venda europeias, a ReMaTec foca-se na reconstrução. Todos os expositores têm, nesta feira, os especialistas em reconstrução presentes no seu stand. Isto faz da ReMaTec uma feira de nicho e altamente focada.
Que atividades irão existir este ano?
Irá ter lugar o ICoR2019, a Conferência Internacional sobre remanufactura, onde serão apresentados mais de 50 projetos de pesquisa académica; também o Choice Tech 2019, um Seminário de Transmissões Automáticas; o Reman Industry Reception, organizado pela ReMaTec e pela APRA Europe e a cerimónia de entrega de prémios Remanufacturer of the Year Awards. Este prémio visa destacar os benefícios comerciais e ambientais da remanufactura, sendo concedido a uma entidade que se tenha destacado no setor. Além disso, focámo-nos muito em oferecer um programa com conteúdo interessante. Temos algumas keynotes importantes da PwC Autofacts, Daimler Trucks América do Norte, Filament e MAHLE. Haverá também algumas demonstrações ao vivo sobre realidade aumentada para aplicações de remanufatura e remanufatura robotizada.
Que tipo de visitantes irão a este evento?
Encorajamos os grossistas, distribuidores e os seus grupos de compra a visitarem a ReMaTec, para ficarem a conhecer os benefícios das peças remanufaturadas em geral e as vantagens estratégicas de comercializar estes componentes. Os executivos do programa Reman de OEMs têm a oportunidade de conhecer os seus colegas de uma forma informal. E por último, mas não menos importante, convidamos empresas que se dedicam à remanufactura, assim como oficinas especializadas (oficinas de transmissão, oficinas de motores, etc.), de todos os pontos da Europa, para conhecerem as últimas tendências e tecnologias neste setor. Nesta edição esperamos 3600 visitantes.
Qual a importância da ReMaTec no aftermarket europeu?
Com as tendências tecnológicas de hoje, os veículos estão a tornar-se mais complexos e o processo de remanufatura tem-se tornado mais sofisticado. As tendências tecnológicas como a eletrificação, plataformas de mobilidade partilhada, conectividade e condução autónoma irão ter um forte impacto no aftermarket. Há consolidação em toda a cadeia de fornecimento e os OEMs estão a assumir posições mais fortes. Além disso, há um grande impulso pela sustentabilidade que não pode ser negligenciado. A remanufatura é um pilar central da economia circular. Atualmente, a ReMaTec 2019 oferece perceção de mercado e oportunidades, com os mais recentes equipamentos: limpeza de peças, tratamento de superfície, balanceamento de turbo, equipamentos de teste e diagnóstico e serviços de remanufatura. Os OEMs estão a executar um sistema fechado circular exclusivo, através da devolução e disponibilidade de cores. Tanto os OEM como os players do aftermarket vão à ReMaTec para encontrar parceiros e soluções para os seus programas de remanufatura. O espaço de exposições da ReMaTec tem crescido constantemente: 16,5% em cada edição nos últimos oito anos. Inicialmente, era uma reunião de remanufaturadores independentes; hoje, as empresas altamente especializadas estão cá.
O aumento de veículos elétricos irá resultar na redução das empresas de remanufatura?
As formas de propulsão alternativas, como os veículos híbridos, eletrificados ou a célula de combustível, são veículos muito diferentes. Há uma grande complexidade nos componentes, um grande interesse por atualizações regulares e novos modelos de negócio. Haverá novas oportunidades de remanufatura, como sistemas de gestão térmica, baterias, sistemas de entretenimento, entre outros. Como a complexidade do veículo continuará a aumentar, os remanufaturadores independentes serão desafiados a cumprir os padrões OEM, para permitir que tenham acesso às especificações do produto. Existe uma crença geral de que a disponibilidade limitada de materiais – como o lítio – não irá suportar a procura por baterias. Esta será uma grande oportunidade para os remanufaturadores. Na ReMaTec 2019 haverá uma sessão especializada em remanufactura de baterias – “Battery Pack Remanufacturing”.