A Renault Cacia atingiu, dia 26 de junho, a marca histórica de 10 milhões de caixas de velocidades produzidas, meses depois de ter sido distinguida – pelo segundo ano consecutivo – como a melhor fábrica de caixas de velocidades da Aliança Renault-Nissan.
Esta fábrica é, atualmente, a segunda maior do setor automóvel em Portugal, tendo em conta o critério de número de colaboradores. A Renault Cacia emprega cerca de 1.200 colaboradores e exporta toda a sua produção para unidades de montagem da Aliança Renault-Nissan, em 18 países, de quatro continentes.
Em 2016, o volume de negócios da Renault Cacia foi de 313 milhões de Euros, dos quais 70% compreendem a produção de caixas de velocidades. No final de 2016, a Renault anunciou um investimento, nos próximos anos, de mais de 100 milhões de euros na Renault Cacia, destinado à industrialização de uma nova caixa de velocidades.
Uma história de sucesso com 36 anos
A Renault Cacia foi inaugurada em setembro de 1981, com o objetivo de produzir os mais diversos componentes mecânicos, como caixas de velocidades. Até 1996, a unidade dedicou-se, também, à fabricação de motores, tendo produzido 3,5 milhões de unidades.
Esta ocasião fica ainda assinalada pela visita à fábrica de Thierry Bollore (Vice-Presidente Executivo e CCO – Chief Competitive Officer – do Grupo Renault) e de José Vicente de los Mozos (Diretor das Fabricações e Logística do Grupo Renault).
Situada num complexo industrial de 340.000 m² de área total, dos quais 70.000 m² de área coberta, a Renault Cacia é a segunda maior unidade industrial de fabricantes automóveis em Portugal, em número de colaboradores.
Mais informações em www.renault.pt/descubra-a-renault/cacia.