A quarta edição do Optifuel Challenge, uma competição de condução ecológica organizada pela Renault Trucks, está prestes a começar. No total, mais de 2500 condutores de todo o mundo vão competir, nos respetivos países, ao volante do Renault Trucks T Optifuel de 13 litros. O melhor condutor de cada país, o que consumir menos sem sacrificar a velocidade comercial, irá participal na grande final internacional no outono de 2017. Em Portugal a Galius, empresa do Grupo Nors, será responsável pela organização da competição.
Reduzir o consumo de combustível não depende apenas do camião, mas também do condutor, como prova o Optifuel Challenge da Renault Trucks. Esta competição de condução ecológica tem premiado o melhor condutor ecológico do mundo a cada dois anos, desde 2012. Mais de 2500 condutores de 31 países irão competir ao volante de um Renault Trucks T. Um conjunto de 10 camiões Renault Trucks T480 Optifuel irão percorrer as estradas europeias a partir de abril de 2017.
Estes veículos ostentam as últimas inovações concebidas para reduzir o consumo de combustível. Incluem funcionalidades aerodinâmicas, como defletores de tejadilho, defletores laterais, carenagens laterais e extensões de carenagem.
Têm motores Step C Euro 6 de 13 litros com um sistema de injeção common rail e estão equipados com: inibição do modo power, eco cruise control com Optiroll (um modo de roda livre controlada), um compressor de ar desembraiável, uma bomba de direção de débito variável e uma funcionalidade de paragem automática do motor. A mais recente geração de camiões conta também com o regulador de velocidade Optivision, que utiliza uma ligação GPS para adaptar as mudanças de velocidade, aceleração e velocidade média de acordo com a topografia do percurso. Este impressionante leque de funcionalidades vai aumentar ainda mais os lucros das empresas de transporte.
Depois de uma série de testes de pré-seleção, os melhores condutores ecológicos em cada país irão enfrentar-se nas finais nacionais. O melhor condutor ecológico de cada país irá então participar na grande final internacional do Optifuel Challenge em outubro de 2017.
A partir de abril de 2017: testes de pré-seleção
Cada país que está a participar no Optifuel Challenge tem testes de pré-seleção. Os condutores participantes serão avaliados e classificados de acordo com os respetivos resultados Ecoscore, que são transmitidos no final de cada mês. A ferramenta Ecoscore avalia as habilidades de condução individuais e a utilização do camião, através de um algoritmo desenvolvido graças aos mais de 20 anos de experiência em condução ecológica da Renault Trucks. O sistema avalia a eficiência da condução com base em três critérios principais:
– Antecipação (utilização da inércia do veículo e do pedal do travão)
– Uso adequado do veículo (tempo passado na zona de eficiência)
– Tempo passado com o motor em marcha lenta
Em Portugal a Galius vai organizar as provas de acordo com o seguinte calendário:
Dia 27 de Abril – Prova local nas instalações da Galius Vila do Conde
Dia 4 de Maio – Prova local nas instalações da Galius Santarém
Dia 11 de Maio – Final Nacional nas instalações da Galius Castanheira do Ribatejo