Para melhorar a segurança das populações urbanas, dos condutores e das suas cargas, a Renault Trucks oferece agora novas funcionalidades nas suas gamas C e K.
Estas soluções têm como objetivo permitir uma melhor integração dos veículos utilizados no setor da construção, nos ambientes urbanos e nos estaleiros. A Renault Trucks, que equipa já os seus veículos com uma variedade de sistemas de segurança, oferece agora cinco novas funcionalidades a este nível. Estas soluções pretendem aumentar a proteção dos utentes da estrada vulneráveis em ambientes urbanos:
- A aplicação de travão de estacionamento de emergência (modo antideriva) reduz o risco de movimentos inesperados do veículo quando o condutor abandona a cabina, ativando automaticamente o sistema de travagem para imobilizar o camião;
- A visão direta do condutor foi melhorada com uma porta de visão do lado do passageiro que lhe permite ver qualquer utente na estrada;
- A visão indireta do condutor foi melhorada através de câmaras de vigilância instaladas em torno do veículo. As imagens da estrada são mostradas no ecrã do Roadpad+;
- A deteção de utentes vulneráveis foi reforçada com detetores de presença localizados no exterior do veículo, do lado oposto ao do condutor; Este recebe um alerta audível e visual na cabina;
- Um altifalante de alerta para o utente no exterior avisa os utentes da estrada vulneráveis quando o veículo estiver prestes a efetuar uma manobra no lado oposto ao do condutor, quando o veículo fizer marcha atrás ou quando o condutor estiver a utilizar o braço de equipamento do veículo;
- Dois repetidores de indicação visual complementam o altifalante para os utentes da estrada com deficiência auditiva ou a utilizar auscultadores, por exemplo.
Estes sistemas de segurança acrescem aos já disponíveis na gama Renault Trucks, tais como o Sistema Automático de Travagem de Emergência (AEBS), o Aviso de Colisão Fontal (FCW), o Sistema de Aviso de Deriva da Faixa de Rodagem (LKS), o Controlo de Velocidade de Cruzeiro Adaptativo (ACC), o Controlo Eletrónico de Estabilidade (ESC) e o Travão de Estacionamento Eletrónico (EPB), que engrena automaticamente quando o motor para. Para uma condução segura em estaleiros de construção, os camiões da gama de construção estão equipados com um modo fora-de-estrada e um acelerador manual de série.