Ver todas

Back

Rodrigues Tyres: Gama para todos os veículos

13 Janeiro, 2021
177 Visualizações

A vasta gama de pneus Starmaxx, para ligeiros e pesados, é a base com a qual a Rodrigues Tyres trabalha a distribuição de pneus em Portugal.

TEXTO PAULO HOMEM

A Rodrigues Tyres, com a Rodrigues & Filhos como casa-mãe, dedica-se à distribuição de pneus, tendo a distribuição da marca Starmaxx em Portugal. “A Starmaxx, marca de produção europeia, está a ser trabalhada por nós há cerca de um ano”, explica José Saraiva, diretor comercial da Rodrigues Tyres, que adianta que “a Rodrigues Tyres é um conceito, não existindo como empresa. É a insígnia da distribuição, que era algo residual dentro da empresa anteriormente. Tínhamos apenas alguma venda ao consumidor final e também em alguns postos de combustível, que têm pontos de assistência”.

A equipa da Rodrigues Tyres, constituída por cinco pessoas, distribuídas por todo o país, tem como base o centro logístico na Póvoa de Lanhoso. “Existe neste momento um projeto, em Nogueira (Braga), onde irá ser construído um armazém central com cerca de 6.000 m2 e onde estará também a parte administrativa.

A proximidade física continua ser muito importante e o facto de termos todos os departamentos juntos vai beneficiar a nossa eficiência. Por isso, vamos concentrar a parte de armazém e administrativa no mesmo local”, explica o responsável. “Há dois segmentos fundamentais para nós e nos quais estamos presentes neste momento: a comercialização aos retalhistas e também os concessionários agrícolas. Este último é um segmento onde ainda temos bastante que explorar”, refere o mesmo responsável.

MARCAS

Com gamas de pneus para camiões, turismo, 4X4, comerciais, agrícolas e empilhadores, entre outras, o foco da Rodrigues Tyres é a marca Starmaxx, mas a sua oferta não se esgota nesta insígnia: “Temos também outras marcas premium, muito focalizadas nos segmentos de veículos ligeiros e de camião. A Starmaxx está no segmento intermédio, e todo o feedback que temos do produto é muito positivo. Também temos a área de recauchutados, com a marca Recauchutagem General, que é nossa. E vendemos também uma quantidade significativa de pneus recauchutados para camiões”.

OFICINAS FIDELIZADAS
A Rodrigues Tyres desenvolveu também o conceito de oficinas fidelizadas, para além da distribuição direta a casas de pneus, oficinas e frotas: “Estamos a desenvolver esse conceito, com as oficinas identificadas. Serão agentes autorizados Starmaxx. Neste momento não temos ainda um nome específico, mas já temos contratos fechados. E temos a intenção de desenvolver
mais este conceito”.

STARMAXX
Na área dos pneus comerciais, a empresa tem “os pneus radiais, mas também bastante medidas em diagonais, o que vai cobrir a necessidade que ainda existe deste tipo de pneus em algumas medidas. A Starmaxx tem uma grande qualidade. Mas o argumento, além de técnico, é comercial. Porque é muito importante para quem está num balcão de uma loja de pneus ter uma marca em praticamente qualquer segmento, uma gama ampla. Mesmo nas pesquisas online, é algo que facilita muito. E a juntar a isso os índices energéticos e a qualidade que a marca evidencia. Ao nível de pneus de ligeiros, muitas medidas mais pequenas, que hoje já não se encontram, a Starmaxx também fabrica”, refere José Saraiva, indicando que a empresa não opera apenas em Portugal: “o nosso compromisso pela marca é todo o eixo atlântico, ou seja, a partir da Corunha porque fazemos a Galiza também, onde temos bastantes clientes”.

PLATAFORMA B2B
A Rodrigues Tyres disponibiliza também uma plataforma B2B associada ao negócio dos pneus. “Esta plataforma tem várias funcionalidades, através das quais o cliente se pode relacionar connosco: é possível consultar o stock, fazer encomendas, ver encomendas pendentes ou faturas, entre outras funcionalidades. Hoje em dia é muito importante e inevitável a disponibilização de uma plataforma B2B”, conclui José Saraiva.

Futuro
A Starmaxx é uma marca que, em breve, poderá estar presente nos concessionários, conforme indica José Saraiva. “Neste momento estamos a tentar abordar o setor dos concessionários, que não é um mercado fácil. Mas acreditamos que a marca pode ter um desenvolvimento muito grande neste aspeto. Nos próximos cinco anos, a Starmaxx continuará a ser, com toda a certeza, o core business da nossa empresa”, conclui.

Rodrigues Tyres
Póvoa de Lanhoso
José Saraiva
253 631 236
josesaraiva@rodriguestyres.pt
www.rodriguestyres.pt

 

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 28 de junho/julho de 2020. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE