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Dossier de rolamentos: Rolar em segurança

23 Junho, 2017

São dos componentes mais baratos no que diz respeito à segurança dos carros, mas dos mais importantes. Poupar alguns cêntimos em marcas de baixa qualidade ou em rolamentos falsificados não compensa.

{ TEXTOS CLÁUDIO DELICADO }

Nos veículos motorizados, os rolamentos das rodas são componentes essenciais, que contribuem de uma forma muito significativa para proporcionar aos ocupantes uma marcha segura e confortável. Os rolamentos das rodas estão sujeitos aos mais variados esforços, tais como as altas rotações das rodas, os fortes golpes provocados pelas irregularidades da estrada, o pó levantado e as altas temperaturas. Estes esforços podem ter uma influência negativa sobre o funcionamento dos rolamentos das rodas e, em circunstâncias desfavoráveis, podem fazer com que os rolamentos falhem ou bloqueiem. O bloqueio de um rolamento durante a marcha do veículo pode levar a situações perigosas ou a acidentes de viação graves.

Quando um rolamento se danifica durante a operação, o veículo pode apresentar problemas além de somente a falha do rolamento. Desde falhas prematuras a problemas inesperados é importante saber evitar tais ocorrências, no intuito de, no mínimo, obter um rendimento satisfatório da peça aplicada. Frequentemente, falhas em rolamentos dão-se em virtude de problemas que ocorrem no seu manuseamento e instalação. Como a falha prematura é diferente da falha por fadiga, as quais ocorrem por escamamento, podemos definir a vida dos rolamentos em dois grupos: falhas prematuras e falhas normais por fadiga.

CUIDADOS ANTES DE MONTAR

Como os rolamentos são considerados componentes de alta precisão, eles devem ser manuseados com cuidado. Mesmo que sejam rolamentos específicos para determinadas aplicações, a vida esperada e sua performance podem não ser atingidas se forem usados inadequadamente. As precauções a seguir devem ser observadas:

1 – Cuidados quanto ao armazenamento:

– Mantenha o rolamento limpo e em local limpo. Pó e sujidade mesmo que invisíveis a olho nu têm efeitos nocivos sobre os rolamentos. É necessário prevenir a entrada de poeira e humidade deixando os rolamentos e o ambiente o mais limpo e seco possível.

2 – Cuidados quanto ao manuseamento:

– Instalação. Certifique-se de evitar a entrada de poeira e sujidade no ambiente, tendo atenção à qualidade da instalação do rolamento e à sua influência sobre a vida e performance das peças. É recomendável que o método de instalação siga os seguintes passos:
(1) Apenas desembalar o rolamento no ato da instalação;
(2) Nunca deixar o rolamento exposto à ação de sujidade e ao contacto com humidade;
(3) limpar os componentes agregados ao rolamento.
– Manusear com cuidado. Choques durante o manuseamento podem arranhar ou causar outros danos no rolamento, possivelmente resultando em falha. Impactos fortes podem causar falso desgaste, quebras ou fissuras.
– Previna a corrosão. Desde o suor das mãos até diversos contaminantes podem causar a corrosão. Mantenha as mãos limpas quando manusear rolamentos e, se possível, use luvas.

3 – Cuidados quanto à instalação:

– Método de instalação. É aconselhável estudar a instalação do rolamento detalhadamente, desde a qualidade da instalação do rolamento e suas influências sobre a precisão, vida e performance. É recomendável que o método de instalação siga os seguintes passos:
(1) verifique as dimensões e o estado de acabamento das partes agregadas;
(2) siga os procedimentos de instalação;
(3) verifique se o rolamento está montado corretamente;
(4) coloque o lubrificante correto na quantidade exata.
– Uso de ferramentas adequadas. Todos os fabricantes têm ferramentas específicas para a operação de montagem de rolamentos. Use-as sempre. Assim, pode-se evitar, ou pelo menos reduzir os riscos de danificar as peças antes mesmo da aplicação.

VIDA ÚTIL

Os rolamentos são desenvolvidos com uma “esperança média de vida”, que varia de fabricante para fabricante – entre 60.000 e 100.000 quilómetros, em média – e, ao ser uma peça de desgaste, acabará por ter uma “morte natural”, que está dependente de vários fatores e a sua vida útil está dependente da capacidade de aguentar a fadiga até que surjam os primeiros sinais de desgaste.

Em condições normais o rolamento acaba por deteriorar-se: os contactos entre os corpos rolantes e os anéis geram cargas muito altas. A vida do rolamento corresponde à sua aptidão para aguentar estes esforços. E essa “vida” baseia-se essencialmente na probabilidade de um rolamento começar a ceder numa relação entre esforços combinados com uma heterogeneidade da matéria. Isto porque há diferenças nos rolamentos de fabricante para fabricante.

Mas são várias as causas, em geral anómalas, que podem provocar a avaria prematura de um rolamento, influenciando a sua vida útil:

• Em 70 % dos casos trata-se de uma lubrificação deficiente, ou seja, com excesso de lubrificante ou o uso de um lubrificante inadequado, etc.;
• Em 18 % dos casos, a causa é a sujidade ou degradação do lubrificante: penetração de líquido ou de partículas sólidas. Por isso, são tão importantes as juntas, já que a sua deterioração pode ser a causa de o lubrificante sair e a sujidade penetrar;
• Em 10 % dos casos, a avaria deve-se a uma montagem incorrecta: montagem realizada de forma violenta, folga deficiente e folga inadequada, excesso de força ao apertar o acoplamento
cónico, etc;
• Em 2% são causas várias: utilização com cargas inadequadas, defeitos de ajuste, corrosão ligada ao contacto, passagem de corrente elétrica, etc.

DIAGNÓSTICO DE DANOS

Os rolamentos são elementos com um campo de aplicação muito amplo. Demonstram ser fiáveis, incluindo quando são utilizados em condições duras de trabalho, sendo muito pouco frequente a avaria prematura. Os danos nos rolamentos são imediatamente reconhecidos porque se comportam de um modo estranho no seu funcionamento.

De um modo geral, o exame de um rolamento não é suficiente para encontrar a causa dos danos, embora normalmente seja necessário examinar também as peças em redor, as condições de lubrificação e estanqueidade, assim como as condições de funcionamento e do meio ambiente. Proceder de um modo planificado ao efetuar o exame facilita a busca da causa.

As avarias nos rolamentos costumam manifestar-se através de um comportamento cada vez pior durante o seu funcionamento. Com muito pouca frequência são danos imediatos (por exemplo, os causados por erros de montagem ou falta de lubrificação) e têm como resultado uma avaria imediata do rolamento. Dependendo das condições do trabalho, em determinadas ocasiões podem passar vários meses desde que os danos se manifestam até se produzir a avaria real do componente.

Formas gerais de danos nos rolamentos:

> Sobreaquecimento
> Ruptura do anel exterior
> Inclinação
> Aperto demasiado estreito (sem tolerância)
> Fadiga do material
> Marcas nos rolamentos
> Sujidade
> Erro de lubrificação
> Corrosão
> Ruptura dos bordos
> Desgaste por bloqueio
> Orientação incorrecta da carga

AÇÃO PREVENTIVA NAS OFICINAS

Quando é necessário reparar os travões de um carro, é necessário rever os rolamentos de roda. Cada rolamento é composto pelo anel externo; anel interno; elementos rolantes; gaiola (grade). Cada uma destas peças deve ser revista para comprovar que não apresentam descoloração, rachas, fissuras, desalinhamento ou fraturas. Entre os itens que devem ser verificados durante a manutenção periódica dos veículos, um item que não pode escapar é o rolamento de roda porque isso pode comprometer a segurança do veículo. Dependendo da gravidade do dano, a roda trava e o veículo perde completamente o controlo. Um rolamento com problema pode causar acidentes gravíssimos.

O mecânico deve orientar o seu cliente a levar seu veículo para a inspeção do rolamento a cada 20 mil quilómetros. Esta peça, a exemplo de outras partes da suspensão, merece igual atenção e os rolamentos devem ser revistos durante a manutenção preventiva, até por serem considerados itens de segurança.

Os rolamentos têm uma vida útil e essa informação deve ser passada ao condutor do veículo, podendo variar de fabricante para fabricante. Se a substituição for prorrogada, pode haver riscos. Um rolamento com defeito pode comprometer o bom funcionamento de outros componentes do veículo. As falhas nesse conjunto podem levar à substituição de mais peças e onerar as despesas com manutenção. Além de orientar a verificação preventiva a cada 20 mil quilómetros (ou a cada manutenção programada), o mecânico deve estar atento a reclamações de ruídos na rodagem por parte do cliente. Nesse caso, os rolamentos devem ser examinados. Ruídos percebidos próximos à roda podem ser oriundos do rolamento. A aplicação correta da peça também é essencial para a boa rodagem do veículo e para a própria vida útil do rolamento.

A garantia do produto está intimamente ligada à qualidade do serviço do aplicador da peça e é muito importante ter atenção a este aspeto. Daí a importância de trabalhar com fabricantes de qualidade. O rolamento de roda é uma peça essencial para o funcionamento ideal das rodas do carro. Está localizado no cubo de roda e auxilia a roda a girar livremente quando o carro está em movimento.

O rolamento de roda é conectado por um eixo, o que possibilita o alinhamento correto entre eixo e o cubo. O cubo é responsável pelo alinhamento do eixo com as rodas para gerar uma rotação eficaz. Para garantir o tempo de vida útil do cubo o rolamento deve ser lubrificado constantemente, assim o mesmo reduz o seu desgaste e de todo o sistema rotação da roda.

Os rolamentos de roda são responsáveis, como já diz o nome, por rodar, porém estes devem rodar sem problemas, para isso devem estar bem lubrificados com uma graxa especial, por exemplo. De outra forma podem acabar por reter humidade e consequentemente levar à oxidação, situação potencialmente letal à vida útil do rolamento. Para manter a vida útil dos rolamentos de roda são necessários alguns cuidados simples, por exemplo, se por acaso o veículo for mais antigo a blindagem do rolamento estará mais danificada. Desta forma, é preciso ter cuidado ao circular em áreas alagadas, pois a água pode fazer o rolamento perder o lubrificante interno.

Outro ponto a ser considerado é a sobrecarga no veículo, ou seja, o peso excessivo, pois quanto maior a carga que o veículo sofrer menor será a vida útil dos rolamentos. A falta de lubrificação do rolamento é possivelmente o principal motivo que pode resultar em um problema. Na verdade andar com rolamentos danificados pode parecer pouco, mas representa um perigo para a segurança do condutor e dos passageiros, pois se por acaso o rolamento estourar, pode originar problemas, podendo ocasionar até mesmo um acidente. Por isso, muita atenção com qualquer barulho pouco comum vindo das rodas.

O sintoma clássico que indica que um ou mais rolamentos não vão bem é aquele ruído típico de atrito entre peças metálicas, vindo da região das rodas. Com o tempo, o barulho aumenta e, se o dono do veículo preferir ignorar o problema, a inevitável quebra da peça trava o movimento da roda, o que pode, obviamente, causar graves acidentes. Outros fatores também podem abreviar bastante a durabilidade do componente, independente da época em que o veículo foi fabricado. Além da questão já referida de circular frequentemente com excesso de carga, a peça também sofre quando o carro está equipado com rodas e/ou pneus com medidas muito diferentes das originais. Os impactos que pneus e rodas sofrem ao passar por tantas imperfeições no asfalto também podem danificar a peça.

> De concepção simples, o custo dos rolamentos não costuma ser alto. É barato, mas é fundamental comprar a peça de marcas reconhecidas e em locais idóneos para evitar falsificações e contar com os serviços de apoio e garantia de uma empresa de confiança.

> Quando decide comprar produtos de marcas de qualidade, a expectativa é grande em relação à qualidade, durabilidade e confiabilidade. Quando paga por algo superior e recebe um item comum ou, até mesmo, um produto simplesmente defeituoso, isso significa que foi enganado. Certifique-se que recebe pelo que está a pagar. Procure sempre fontes seguras para comprar os rolamentos e evite as compras online em sites pouco confiáveis.

> Rolamentos defeituosos e gastos podem apresentar degradação e falhas rapidamente. Na melhor das hipóteses, isso resultará apenas em tempo de inatividade e na realização de novas reparações. Os rolamentos falsificados podem ocasionar graves acidentes de automóvel e até mesmo a perda de vidas humanas. Além disso, um rolamento falsificado com defeito pode resultar em consequências legais tanto para o comprador como para o vendedor. Não vale a pena arriscar por valores unitários baixos.

> Esteja atento porque nenhum rolamento falsificado tem escrito “rolamento falsificado”. Não estarão arranhados, enferrujados nem sujos. E não são necessariamente mais baratos porque parecem e são comercializados como se fossem produtos originais de marcas reconhecidamente de qualidade. Rolamentos falsificados podem ser rolamentos novos de baixa qualidade etiquetados com marcas falsificadas para justificar o preço elevado. Até a embalagem é habilmente imitada. Por isso, a maioria dos fabricantes têm códigos QR nas caixas para ajudar a identificar os rolamentos falsificados. Na dúvida, contacte o fabricante.

PONTOS GERAIS A TER EM CONTA

 

PALAVRAS-CHAVE