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RPA dinamiza rede oficinal Xpert Service

5 Novembro, 2020

A RPA, um dos maiores retalhistas de peças da região da grande Lisboa, já com presença em Évora, desenvolveu para os seus clientes um novo conceito oficinal com a designação Xpert Service.

A rede Xpert Service é um conceito de rede de oficinas, desenvolvido pela RPA para os seus clientes oficinais, que pretende apoiar as oficinas e dar-lhes mais ferramentas para potenciarem o seu negócio.

“O que motivou a RPA a começar este desafiante projeto foi a conjuntura do nosso setor. Sentimos que o mercado está a mudar a uma grande velocidade. Para as empresas do aftermarket se adaptarem é preciso união entre a cadeia de distribuição de peças e as oficinas independentes. Por motivos diferentes, é curioso estar a acontecer o mesmo com os construtores de automóveis”, explica Paulo Almeida, gerente da RPA.

Segundo a RPA, a Xpert Service tem como objetivo principal potenciar a gestão das oficinas que aderirem a este conceito. “Pretendemos disponibilizar toda a informação e ferramentas necessárias para agilizar os processos diários dos nossos aderentes, mas também disponibilizar parcerias que nos ajudem a comunicar mais eficazmente com o cliente”, explica o mesmo responsável.

Nesta fase a RPA consegue disponibilizar às oficinas serviço de call center técnico, formações e venda de equipamento oficinal, dizendo Paulo Almeida que “este projeto está pensado para ser uma solução “end-to-end”. Tudo o que uma oficina possa precisar para o seu negócio nós queremos disponibilizar, sejam necessidades estruturais, empresarias ou técnicas, precisamos de ter a capacidade interna ou externa de fornecer soluções aos nossos integrantes de forma competitiva”.

Do ponto de vista técnico, a RPA conta para a Xpert Service com uma solução que vai permitir às oficinas acederem aos dados técnicos da origem. Na mesma plataforma, “também conseguiremos agilizar todos os processos inerentes ao serviço prestado na reparação automóvel. Este é um passo crucial para a digitalização oficinal dos nossos aderentes”, assegura Paulo Almeida.

Apesar da rede Xpert Service estar na sua fase inicial, Paulo almeida refere que “contamos acabar este ano com aproximadamente 8 a 10 oficinas como projeto piloto, para o próximo ano gostaríamos de atingir as 30 oficinas. Mas mais importante que a quantidade, será sempre a qualidade do acompanhamento a cada uma das oficinas. De nada nos adianta ter muitas se não as conseguirmos acompanhar e fazermos a diferença diariamente”.

JMS Auto foi a primeira a aderir

A JMS Auto em São Julião da Tojal, é uma oficina independente com serviços na área da mecânica multimarca, tendo sido a primeira a aderir ao conceito Xpert Service. Em boa verdade, a JMS Auto acaba por ser mais que o primeiro aderente, já que foi a oficina piloto que no fundo também ajudou a desenvolver o conceito, sendo também um cliente de referência da RPA.

Para Joel Marques, gerente da JMS Auto, o objetivo de aderir a este conceito oficinal acaba por ser natural já depois de não lhe terem faltado propostas para aderir a outras redes. “O que nos motivou a aderir à Xpert Service foi a possibilidade de aceder a um conjunto de ferramentas que nos permitem prestar um melhor serviço ao cliente o que de facto já aconteceu na prática”, revela Joel Marques, acrescentado que “é também um conceito que nasceu das reais necessidades das oficinas como a nossa, que acaba por nos apoiar onde de facto precisamos”.

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