Com o lançamento de quatro novos motores V8, a Scania pretende oferecer economia de combustível de até 6%.
Segundo a Scania, com os novos motores, as poupanças totais podem atingir seis por cento – ou ainda mais – nas condições certas, quando a nova caixa de transmissão G33 é incluída na cadeia cinemática.
As poupanças de combustível são resultado da extensa afinação e desenvolvimento dos engenheiros da Scania, envolvendo tecnologias de vanguarda no desenvolvimento de motores de combustão interna. Entre elas, e fornecidas por mais de 70 novas peças, são a fricção interna reduzida, relação de compressão mais elevadas, sistemas de pós-tratamento melhorados e um novo sistema de gestão de motor (EMS).
O EMS (Sistema de Gestão do Motor) interage com o AMS (Sistema de Gestão Pós-Tratamento). São ambos altamente críticos para cumprir os regulamentos Euro 6 atuais e vindouros relativamente a Nox e a partículas. (E não apenas quando o camião é novo, mas também com o passar do tempo; a exigência legal é de pelo menos sete anos ou 700 000 quilómetros).
A Scania adicionou uma nova solução onde o líquido AdBlue é injetado duas vezes: uma vez diretamente após o travão de exaustão, e uma segunda dose na posição “normal” no próprio silenciador. Com a dosagem extra, a evaporação do AdBlue é melhorada durante ciclos de carga baixos, uma vez que a temperatura é superior próxima do coletor de saída. Com a dosagem extra, a estratégia pós-tratamento é melhorada e também contribui para uma melhor eficiência de combustível.
Alta Pressão
A gama V8 melhorada está agora equipada com uma nova bomba de combustível de alta pressão onde os elementos de bombagem são controlados individualmente (AIM, Medição de Entrada Ativa). O controlo de entrada e de pressão geral será melhorado com diagnóstico melhorado para desempenho e tempo de atividade melhorados. A nova bomba é também otimizada para minimizar o consumo de óleo do motor. Além disso, a relação de compressão e a pressão máxima do cilindro foram aumentadas para melhorar ainda mais a combustão e a eficiência de combustível.
DC16 123
O membro mais impressionando da família V8 da Scania é, claro,o novo motor DC16 123. Com a sua saída massiva de 770 cv, substitui o anterior motor topo de gama que chegava aos 730 cv. Uma diferença entre eles é que o 770 cv V8 se baseia na mesma plataforma atualizada que a nova gama V8, proporcionando o mesmo nível de incrível robustez pela qual são conhecidos os V8 da Scania.
Alterando determinados componentes pesados e simplificando outros, o peso foi reduzido em até 75 kg, quando comparado com o seu antecessor. Outra novidade do motor de 770 cv, para uma resposta melhorada, tem um turbocompressor de geometria fixa único com rolamentos de esferas, ao invés dos rolamentos periódicos tradicionais.