Ver todas

Back

Scania apresenta quatro novos motores V8

30 Setembro, 2020

Com o lançamento de quatro novos motores V8, a Scania pretende oferecer economia de combustível de até 6%.

Segundo a Scania, com os novos motores, as poupanças totais podem atingir seis por cento – ou ainda mais – nas condições certas, quando a nova caixa de transmissão G33 é incluída na cadeia cinemática.

As poupanças de combustível são resultado da extensa afinação e desenvolvimento dos engenheiros da Scania, envolvendo tecnologias de vanguarda no desenvolvimento de motores de combustão interna. Entre elas, e fornecidas por mais de 70 novas peças, são a fricção interna reduzida, relação de compressão mais elevadas, sistemas de pós-tratamento melhorados e um novo sistema de gestão de motor (EMS).

O EMS (Sistema de Gestão do Motor) interage com o AMS (Sistema de Gestão Pós-Tratamento). São ambos altamente críticos para cumprir os regulamentos Euro 6 atuais e vindouros relativamente a Nox e a partículas. (E não apenas quando o camião é novo, mas também com o passar do tempo; a exigência legal é de pelo menos sete anos ou 700 000 quilómetros).

A Scania adicionou uma nova solução onde o líquido AdBlue é injetado duas vezes: uma vez diretamente após o travão de exaustão, e uma segunda dose na posição “normal” no próprio silenciador. Com a dosagem extra, a evaporação do AdBlue é melhorada durante ciclos de carga baixos, uma vez que a temperatura é superior próxima do coletor de saída. Com a dosagem extra, a estratégia pós-tratamento é melhorada e também contribui para uma melhor eficiência de combustível.

Alta Pressão

A gama V8 melhorada está agora equipada com uma nova bomba de combustível de alta pressão onde os elementos de bombagem são controlados individualmente (AIM, Medição de Entrada Ativa). O controlo de entrada e de pressão geral será melhorado com diagnóstico melhorado para desempenho e tempo de atividade melhorados. A nova bomba é também otimizada para minimizar o consumo de óleo do motor. Além disso, a relação de compressão e a pressão máxima do cilindro foram aumentadas para melhorar ainda mais a combustão e a eficiência de combustível.

DC16 123

O membro mais impressionando da família V8 da Scania é, claro,o novo motor DC16 123. Com a sua saída massiva de 770 cv, substitui o anterior motor topo de gama que chegava aos 730 cv. Uma diferença entre eles é que o 770 cv V8 se baseia na mesma plataforma atualizada que a nova gama V8, proporcionando o mesmo nível de incrível robustez pela qual são conhecidos os V8 da Scania.

Alterando  determinados componentes pesados e simplificando outros, o peso foi reduzido em até  75 kg, quando comparado com o seu antecessor. Outra novidade do motor de 770 cv, para uma resposta melhorada, tem um turbocompressor de geometria fixa único com rolamentos de esferas, ao invés dos rolamentos periódicos tradicionais.

PALAVRAS-CHAVE