Ver todas

Back

Scania e Northvolt em parceria para a eletrificação de veículos pesados

A Scania e a Northvolt acabam de criar uma parceria para desenvolver e comercializar a tecnologia de células de bateria para veículos comerciais pesados. A Scania anunciou o investimento de 10 milhões de euros para impulsionar o desenvolvimento e apoiar o estabelecimento da linha de demonstração e das instalações de investigação da Northvolt.

“Queremos facilitar aos clientes a seleção de soluções de transporte sustentáveis. A eletrificação terá um papel essencial na mudança para um sistema de transporte sem combustíveis fósseis. No entanto, a atual tecnologia de células de bateria tem de ser desenvolvida para satisfazer as necessidades comerciais dos clientes que operam autocarros e camiões pesados. Com a Northvolt como parceiro, acreditamos que podemos dar um grande passo em frente”, afirmou Henrik Henriksson, Presidente e CEO da Scania.

As duas empresas vão criar uma equipa de especialistas e trabalhar em colaboração nas instalações de investigação da Northvolt, a Northvolt Labs, em Västerås, Suécia, para desenvolver e comercializar a produção de células de bateria otimizadas para alimentar veículos comerciais.

Foi também assinado entre as duas empresas um contrato de compra para o total da produção de células de baterias. “Com a especialização da Scania em matéria de produtos e negócios, aliada ao nosso processo de fabrico de vanguarda, estamos convencidos de que podemos produzir células de bateria económicas e ecológicas, da mais alta qualidade, para o mercado de veículos comerciais pesados”, afirma Peter Carlsson, co-fundador e CEO da Northvolt.

A Northvolt está a construir a sua fábrica de baterias da próxima geração na cidade de Skellefteå, no norte da Suécia, com o objetivo de produzir baterias verdes de alta qualidade, com uma pegada de carbono mínima e as maiores ambições de reciclagem.

Esta parceria surge no âmbito das várias iniciativas estratégicas da Scania para impulsionar a mudança para um sistema de transporte sustentável.

PALAVRAS-CHAVE