A Schaeffler AG concluiu com sucesso a fusão com a Vitesco Technologies Group AG, quase um ano após o anúncio da operação e no quarto trimestre de 2024, conforme planeado pela empresa.
A integração das duas empresas começou imediatamente após a fusão. As equipas de ambas as empresas trabalharam nos últimos meses para preparar este processo, que inclui a unificação de processos, sistemas de TI e estruturas legais, além de criar um novo modelo de vendas e suporte ao cliente.
A Schaeffler continuará a operar sob a marca corporativa unificada “Schaeffler”, com sede em Herzogenaurach, onde também ficará a sede do Grupo após a fusão.
A Schaeffler apresentará os primeiros resultados combinados no dia 5 de novembro de 2024 e revelará a estratégia futura durante o Capital Markets Day, previsto para o segundo semestre de 2025.
Klaus Rosenfeld, CEO da Schaeffler AG, comentou: “Com a conclusão da fusão com a Vitesco, a Schaeffler entra num novo capítulo da sua história. Apesar do ambiente desafiador, conseguimos completar esta complexa transação em menos de um ano, provando que as duas empresas se complementam não só tecnologicamente, mas também culturalmente.”
Georg F. W. Schaeffler, acionista familiar e Presidente do Conselho de Supervisão da Schaeffler AG, destacou: “Schaeffler e Vitesco são mais fortes juntas. Esta fusão estabelece a base para o crescimento futuro da Schaeffler AG. A família Schaeffler continuará a apoiar o Grupo como acionista de referência a longo prazo.”
De acordo com os termos da fusão, os acionistas da Vitesco receberam 11,4 novas ações da Schaeffler com direito a voto para cada ação da Vitesco. A conversão das ações da Schaeffler foi realizada numa proporção de 1:1, e todas as ações da Schaeffler passarão a ser negociadas com direito a voto na Bolsa de Valores de Frankfurt a partir de 2 de outubro de 2024.
Com a fusão, a Schaeffler terá vendas anuais consolidadas de cerca de 25 mil milhões de euros, empregando aproximadamente 120.000 pessoas em mais de 250 locais e mais de 100 fábricas em todo o mundo. A empresa será organizada em quatro divisões principais: E-Mobilidade, Powertrain & Chassis, Soluções para a Vida Útil do Veículo e Soluções Industriais.
A Schaeffler prevê que a fusão com a Vitesco trará sinergias de receita e custo, com um impacto anual estimado de 600 milhões de euros no EBIT, cujo potencial pleno deverá ser alcançado em 2029.