A Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions introduziu uma nova versão da FAG Repair Insert Unit, uma unidade de substituição para rolamentos de roda que pretende ajudar as oficinas a realizar reparações rápidas e eficientes em eixos de camiões, reboques e autocarros.
Esta unidade pré-montada, selada e lubrificada para toda a vida, de acordo com a Schaeffler, facilita a montagem, prolonga os intervalos de manutenção e permite alta durabilidade. Com um novo design de vedação patenteado, a unidade reduz a fricção, poupando até 38 watts de energia em cada cubo de roda, o que se traduz numa redução no consumo de diesel e nas emissões de CO₂.
A nova unidade é composta por dois rolamentos de rolos cónicos conectados com um anel de pressão e vem pronta para instalação, eliminando a possibilidade de erros na escolha ou contaminação do lubrificante, tornando o processo de montagem mais seguro e eficiente. O design inovador da tampa de vedação de plástico em poliamida funciona de forma sem contacto com o rolamento, o que reduz substancialmente o atrito comparado às vedações convencionais. Essa eficiência beneficia diretamente as frotas, com menores custos operacionais e um impacto ambiental reduzido.
“A nova FAG Repair Insert Unit proporciona intervalos de manutenção prolongados e um processo de reparação eficiente e rápido, assegurando qualidade de equipamento original (OE)”, afirmou Samuel Braun, Vice-Presidente de Veículos Comerciais da Schaeffler Vehicle Lifetime Solutions. “Além disso, ajudamos na redução do consumo de combustível.” A unidade é compatível com versões anteriores e está disponível com oito novas referências, cobrindo aplicações para veículos de marcas como DAF, Ford, SAF, Schmitz Cargobull, VDL e Volvo.