A SEAT e o Grupo Sesé realizaram uma prova piloto para analisar o comportamento do duotrailer, o maior camião de distribuição de mercadorias que irá circular em alguns países europeus.
O duotrailer conta com dois atrelados de 13,60 metros, puxados por um camião-trator da Scania, marca do Grupo Volkswagen, e um comprimento total de 31,70 metros, que suportam uma capacidade máxima de 70 toneladas. No total, permite uma redução das emissões de CO2 em 20% por trajeto e uma diminuição de 25% nos custos logísticos, valores que estes testes deverão confirmar.
Concebido para circular em vias rápidas, o duotrailer também reduzirá o número de camiões em circulação nas estradas convencionais, onde se registam os índices mais elevados de sinistralidade. Dr. Christian Vollmer, Vice-presidente de Produção e Logística da SEAT, sublinhou que “o duotrailer equivale a reduzir em 50% o número de camiões em circulação e isso representa enormes vantagens em termos de sustentabilidade, meio ambiente, segurança e eficiência. A inovação está no ADN da SEAT e estes testes dão continuidade ao espírito que nos fez trazer o megatruck para Espanha há dois anos, através do Grupo Sesé”.
Por agora, tratam-se de testes de investigação que terminarão com um relatório que demonstre os resultados e os benefícios deste novo veículo na redução de emissões, na eficiência e segurança rodoviária, para que, num futuro próximo, possa ter uma circulação regular em Espanha. Em relação a estes benefícios, Ángel Pueyo, Diretor geral do Grupo Sesé, afirmou que “à redução de sinistralidade nas estradas, das emissões e à poupança de custos, acrescenta-se a versatilidade, já que este transporte favorece, sem dúvida, a intermodalidade e melhora a eficiência e a sustentabilidade”.