Ver todas

Back

Serviços pós-venda da Faurecia promovem economia circular

15 Outubro, 2021

Como parte de esforços para gerar valor para todos os intervenientes da cadeia de abastecimento, a Faurecia procura formas de inovar para a sustentabilidade em cada fase do ciclo de vida dos seus produtos.

O processo começa com a concepção, materiais utilizados e processos de fabrico, e termina com a sua reciclagem, substituição ou reparação, desenvolvendo ou reforçando assim a economia circular da indústria automóvel.

Os regulamentos franceses e comunitários de redução de resíduos encorajam as indústrias, como as oficinas de reparação no sector automóvel, a oferecer aos consumidores peças remanufacturadas ou renovadas. Há mais de 10 anos que a Faurecia Service, uma entidade da Faurecia Clean Mobility, oferece serviços de remanufacturação dos Filtros de Partículas Diesel a OEMs e frotas com o objectivo de prolongar a vida útil dos seus produtos e assegurar um desempenho óptimo durante toda a sua utilização.

“Aproveitando a posição da Faurecia como fornecedor Tier 1, temos estado a refabricar DPF muito antes da entrada em vigor dos regulamentos da UE”, disse Teddy Roussel, Director da CBU do OES e do Serviço da Faurecia na Faurecia. “Actualmente, uma maior consciência ambiental tem actuado como um acelerador na procura de peças remanufacturadas. Para Faurecia, o desenvolvimento deste modelo empresarial gera valor e oportunidades para os actores de toda a nossa cadeia de fornecimento, ao mesmo tempo que promove a sustentabilidade”.

Quando se trata de sistemas de exaustão, os serviços de limpeza e reparação restabelecem a capacidade de filtragem, assegurando que estes continuam a cumprir os regulamentos sobre emissões e prolongando a sua vida útil. Os filtros de partículas diesel (DPF) podem ficar obstruídos com o tempo, especialmente os instalados em veículos utilizados em áreas urbanas: enquanto o DPF foi concebido para funcionar no seu nível superior durante cerca de 150.000 km, os condutores urbanos podem descobrir que o DPF do seu veículo está obstruído após apenas 75.000 km.

A nossa equipa em Messei, Normandia, tem oferecido serviços de renovação de DPFs a OEMs há mais de 10 anos – processando aproximadamente 50.000 peças por ano. O serviço está actualmente disponível para veículos comerciais ligeiros e ligeiros. A limpeza e reparação do DPF, que pode ser feita pelo menos duas vezes em cada filtro, pode triplicar o seu ciclo de vida. Os serviços de renovação da Faurecia, bem como a redução do impacto ambiental dos seus produtos, são uma opção rentável: os clientes finais podem poupar até 50% com um DPF remanufacturado em comparação com uma peça nova.

Os serviços de pós-venda da Faurecia apoiam os concessionários e parceiros de frotas no cumprimento dos regulamentos sobre resíduos, e dão aos seus clientes alternativas à substituição de novas peças que são mais eficientes em termos de custos e mais compatíveis com o ambiente. Os DPF que funcionam ao seu nível óptimo são naturalmente importantes para a qualidade do ar, um desafio vital para as áreas urbanas. As vantagens comerciais do desenvolvimento de economias circulares no sector automóvel são claras para todos os intervenientes, com oportunidades para melhorar a oferta de produtos e construir ou reforçar as relações com os clientes ao longo da cadeia de fornecimento.

Saiba mais sobre a Faurecia Service aqui.

PALAVRAS-CHAVE