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SGP Global Parts: Melhor logística e serviço ao cliente

27 Dezembro, 2024

O novo armazém e balcão da SGP Global Parts no Carregado pretende dinamizar a atividade da empresa na região, mas também servir melhor todas as lojas e clientes do grupo.

Conhecida pelas marcas premium e pelo serviço abrangente no fornecimento de peças para pesados, a SGP Global Parts voltou a expandir as suas operações com a abertura de novas instalações no Carregado, que servem não só a região, mas as restantes lojas da empresa. Com mais de 1500 m2 para a dinamização da sua atividade, a SGP Global Parts passou assim a estar presente em cinco localizações: Vialonga, Seixal, Leiria, Faro e Carregado.

Miguel Valentim, Sócio-gerente da empresa, explicou à Revista Pós-Venda Pesados o que motivou esta expansão: “Vialonga era o nosso armazém central, mas estava já absolutamente esgotado. Com esta nova abertura, mantemos o espaço em Vialonga, mas passámos a ter um armazém que faz logística para todas as lojas. Inicialmente, a ideia seria ter apenas um ponto logístico, com um pequeno balcão. Mas, ao encontrarmos este espaço, decidimos que fazia sentido utilizá-lo não só para servir as restantes lojas, que têm uma logística muito ativa diariamente, mas também ter uma área dedicada ao balcão”.

O responsável adianta ainda que, desta forma, a SGP Global Parts consegue entrar num mercado onde já operava, mas onde não tinha possibilidade de ter tanta proximidade ao cliente e que, desta forma, passa a ser mais competitiva também na região do Carregado. O balcão de atendimento, tal como acontece nas outras localizações da empresa, continua a ser uma aposta estratégica. “Apostámos no balcão aqui também, pois acreditamos que, estando mais próximos, o negócio com o pequeno cliente vai aumentar. O nosso objetivo é captar mais mercado nesta região”, afirmou Miguel Valentim.

Assim, o novo armazém não só facilita a logística para as lojas da rede Global Parts, como também permite a expansão da empresa no mercado local. Os clientes da zona do Carregado serão agora acompanhados diretamente a partir deste novo espaço, enquanto Vialonga continuará a servir os clientes de Sintra, Lisboa e Alverca. “Estas novas instalações também nos permitem que consigamos ter, em Vialonga, mais margem para alcançar outros clientes, que antes não conseguíamos, por falta de capacidade. O que se pretende é aproveitar este contexto para expandir nas duas regiões”, destacou Miguel Valentim. Sendo o principal foco do armazém no Carregado o abastecimento logístico das outras lojas da SGP Global Parts, as novas instalações também terão uma vasta gama de produtos para os clientes de balcão e da região. “Este novo espaço oferece“toda a panóplia de produtos, e em maior quantidade de stock”, indicou Pedro Martins, Gestor Comercial da Global Parts.

Tecnologia

O novo espaço, constituído por dois armazéns interligados, foi desenvolvido de raiz e está equipado com sistemas avançados de gestão de stock, como o sistema de picking, que tem como objetivo otimizar a precisão e a eficiência da gestão de inventário. “Os novos sistemas permitem que o stock fique muito mais assertivo em todos os aspetos. Além disso, nestas novas instalações temos excelentes condições, pois existe uma divisão entre a parte da loja e dos lotes, em relação à zona de receção e expedição de mercadoria. Isso permite-nos ter melhores condições de trabalho e aumentar a rentabilidade da equipa”, explicou Miguel Valentim.

Equipa

Parcialmente transferida de Vialonga, a equipa da SGP Global Parts no Carregado já integrou também com novos elementos e conta com 10 elementos. Além disso, uma parte significativa do stock foi também relocalizada para o novo armazém, que já está em plena operação. “Estamos a receber encomendas já nas instalações do Carregado, que são distribuídas para as outras lojas”, explica Miguel Valentim. “Com a inovação do sistema de picking e com um espaço muito mais amplo, conseguimos estar mais organizados e ter melhor produtividade. Acreditamos que com a equipa que já temos, estamos bem posicionados e conseguimos fazer um trabalho com qualidade. Se existir necessidade no futuro, poderemos ter necessidade de aumentar a equipa”.

Produto

A marca mais recente introduzida no portfólio da SGP Global Parts e que já está em stock também na nova loja do Carregado é a Vitesco, do Grupo Continental. “Fomos os primeiros a ter a Vitesco. Já trabalhamos com todas as marcas premium. Por isso, ou aparecem marcas novas no mercado, como a Vitesco, ou não temos mais marcas que tenhamos interesse em acrescentar. Representamos as marcas que fazem aftermarket e primeiro equipamento. Evitamos trabalhar qualidades baixas. E as que temos somos forçados, porque, com tantas lojas e tantos clientes, há sempre clientes que preferem outro tipo de material, mas é algo que não tem grande expressão”, adianta Miguel Valentim. “As marcas de primeiro equipamento são as marcas que nos representam e pelas quais somos reconhecidos. Quando falam certas marcas, como a Wabco, como a Knorr-Bremse, como a Bosch, associam logo à SGP Global Parts”, explica Pedro Martins. Assim, com esta expansão, a Global Parts pretende não só melhorar o seu serviço logístico para todas as lojas, mas também estar mais próxima dos clientes da região, assegurando um atendimento de proximidade e uma oferta de produtos ainda mais rápida e completa.

Miguel Valentim – Sócio-Gerente SGP Global Parts 

De que forma o facto de pertencerem à Groupauto tem ajudado à expansão da SGP Global Parts no mercado Português?

A importância está essencialmente nas condições e no conhecimento que nos permite ter. Principalmente em conhecimento, porque este é um grupo muito ativo, partilha muita informação, faz muitas reuniões, tem muita visão estratégica e tem sido, sem dúvida, uma boa aposta. Há alguns fornecedores com quem não trabalhávamos, e com quem passámos a trabalhar automaticamente ao entrar no grupo. A maioria dos principais fornecedores já trabalhava connosco, e, em alguns mantivemos as condições, e noutros melhorámos. Por isso foi uma boa decisão. Além disso, em termos de apoio técnico e formações, faz uma grande diferença. É um excelente grupo e, definitivamente, é para manter esta parceria.

Que projetos têm vindo a dinamizar recentemente na área da formação?

Temos um plano de formação que é, essencialmente, o conjunto de tudo aquilo que os fornecedores nos podem proporcionar. A partir daí, escolhemos as melhores formações, principalmente as que foquem aspetos mais técnicos, como as da Jaltest, do Grupo ZF, da Knorr-Bremse, etc. São informações muito importantes, e todos os anos escolhemos formações diferentes e que estejam relacionadas com produtos que estão a entrar ao mercado nesse momento, e que as oficinas começam a ter. Além disso, também fazemos formações de acordo com o que os clientes pedem, aproveitando sempre o seu feedback. Recolhemos dados sobre as maiores dificuldades das oficinas, e também é a partir daí que decidimos os temas das formações. Focamo-nos sempre nas formações tecnologicamente mais avançadas, e que vão ser mais importantes no futuro das oficinas. Antes da pandemia, a formação era essencialmente dada por casas de peças, mas hoje em dia já não é assim. Existe muita formação disponível para as oficinas e para as frotas, nomeadamente nas redes de oficinas, como é o caso da TopTruck e da Intertruck, do GaU. Disponibilizam muitíssima formação, tanto online, como presenciais, onde se inclui também a MIGUEL VALENTIM, SÓCIO-GERENTE, SGP GLOBAL PARTS gestão, que é cada vez mais importante. É muito através desta componente formativa que as redes se tentam diferenciar, pois há uma grande importância neste tipo de formação e conhecimento hoje em dia. Hoje em dia, uma oficina, ou uma frota com oficina, só não tem formação se não quiser.

As novas instalações do Carregado contam com uma área dedicada à formação?
Neste momento temos uma sala de formação no Seixal, em Vialonga e em Leiria. No Carregado ainda não temos uma sala dedicada à formação, mas já realizámos ações de formação práticas, nomeadamente em caixas de velocidade, pois temos excelentes condições para as realizar. É muito mais fácil que sejam realizadas nas novas instalações, pois são formações onde os componentes são montados e desmontados, e os formandos estão em contexto prático, a ver e a fazer ajustamentos. Eventualmente, este tipo deformações irão passar imediatamente para o Carregado. As formações mais teóricas, em sala de formação, continuam a acontecer nas restantes lojas, por enquanto.

 

Pedro Martins – Gestor Comercial SGP Global Parts

Como tem evoluído a parceria da SGP Global Parts com a Jaltest?

Tem sido uma aposta ganha. Já estamos num patamar em que é o cliente, pelo passa-palavra, que nos procura para estes equipamentos. A nossa diferenciação em relação à concorrência passa muito pelo apoio técnico que prestamos, pois não podemos fazer apenas a venda, o serviço pós-venda é fundamental. Além disso, este é um equipamento absolutamente espetacular, que se diferencia da restante oferta do mercado. A Jaltest é uma empresa dedicada 100% a esta área e, por isso, tem ainda um grande potencial para se desenvolver. As suas funcionalidades estão sempre a ser melhoradas, e com a aquisição da Knorr-Bremse, prevemos ainda mais melhorias. Tem sido, definitivamente, uma aposta ganha.

Artigo publicado na REVISTA PÓS-VENDA PESADOS 54, de outubro/novembro de 2024. Consulte aqui a edição.

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