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Simopeças: Foco no serviço, nas equipas e no cliente

17 Março, 2023

Há 28 anos que a Simopeças se dedica à venda de peças e componentes para viaturas de limpeza urbana, realizando também serviços de manutenção e venda de equipamentos e viaturas.

Criada em 1994 por Carlos Simões com foco na comercialização de peças e componentes destinados a viaturas de limpeza urbana, rapidamente a Simopeças passou a dedicar-se também à manutenção de equipamentos, aproveitando a vasta experiência do seu fundador nessa área, e opera hoje em três grandes áreas de negócio ligadas ao serviço ambiental: peças, manutenção e venda de equipamentos. “Nestes 28 anos, a estratégia da Simopeças foi claramente positiva, pois temos tido sempre um crescimento sustentado. Apesar de termos passado por vários momentos de crise económica do país, conseguimos manter sempre a consistência do negócio e um crescimento da nossa atividade e faturação. Concluímos que a estratégia foi claramente positiva, pois temos tido sempre um crescimento sustentado. E o foco no cliente aqui foi fundamental. Não podemos apenas dedicar-nos a atingir objetivos, mas sim a prestar um serviço de qualidade ao cliente. Começámos com a venda de peças, depois adicionámos os serviços de manutenção e, desde 2005, começaram a ser feitos contactos com fabricantes de equipamentos, dos quais a empresa se tornou representante em Portugal”, indica João Simões, gestor da empresa há 15 anos e filho do fundador.

Esta empresa familiar começou a sua operação na Grande Lisboa e Zona Sul, mas, ao longo destes quase 30 anos de existência expandiu a sua atividade para todo o país e estrangeiro. “Trabalhamos com foco no cliente, maioritariamente na área ambiental. Além disso, trabalhamos também com serviços como proteção civil e indústria, onde realizamos, por exemplo, serviços para o setor aeroportuário”. O nosso foco é a qualidade do serviço, para que o cliente confie no nosso trabalho e, sempre que tiver um problema no futuro, vai recorrer à Simopeças. Devido a esta fidelização dos nossos clientes, dedicamos muito tempo também à consultoria aos nossos clientes, no caso de surgir qualquer necessidade na sua operação relacionada com o nosso setor de atividade”, explica o responsável.

Peças
Além de comercializar peças e componentes para o cliente profissional, existe uma componente de incorporação de peças para as reparações internas que se realizam na Simopeças. “Cerca de 10% da nossa faturação representa a venda para clientes externos, destinada ao cliente que faz a sua própria manutenção. Esta é uma parte muito importante do negócio, pois a venda de peças, sem mão-de-obra, ao cliente profissional. Estes clientes representam, na sua maioria, frotas de municípios e grandes operadores privados ligados à área ambiental. Neste momento, o stock de peças que temos está avaliado em cerca de 200 mil euros. Além das peças, temos os veículos e máquinas, e aí o stock ascende a vários milhões de euros”, refere João Simões.

Manutenção
As instalações da Simopeças têm conhecido, ao longo da história da empresa e da evolução dos serviços realizados, muitos investimentos e melhorias. “Internamente, nas nossas instalações, realizamos tudo o que está relacionado com a reparação de carroçarias, não só das marcas que representamos, mas também outras marcas. Hoje em dia, no caso das varredoras, por exemplo, mais de 50% do serviço é feito em equipamentos de outros fabricantes que não os nossos.

É frequente recebermos equipamentos que foram comprados a empresas concorrentes e, assim que o produto sai da garantia, o cliente vem até nós. Isto acontece muito no caso de clientes que estão geograficamente perto de nós, porque o cliente sabe que na Simopeças temos uma capacidade, de tempo de resposta e qualidade de serviço, muito superior à que existe no mercado. Os clientes procuram um parceiro, procuram o foco no cliente, algo que encontram nos nossos serviços”. A Simopeças possui uma unidade específica destinada a manutenção das varredoras, e tem também uma unidade específica para reparação e montagem de carroçarias.

“Desmontamos as carroçarias, reparamos e fazemos a montagem. E na montagem de equipamentos novos, acontece o mesmo, é tudo feito internamente: o equipamento chega desmontado, recebemos o camião e fazemos a montagem dos componentes, desde a eletrónica, hidráulica, chapa e pintura. Ao longo dos últimos anos, temos estado a criar unidades especificas para cada área de intervenção, formando e especializando os técnicos e utilizando infraestruturas e equipamentos dedicados a cada atividade: carroçarias, eletromecânica – onde é feita a hidráulica, eletricidade e eletrónica –, e temos também uma unidade de preparação e pintura. Este investimento tem-se revelado muito importante, porque temos clientes específicos para cada um destes serviços”. Um dos investimentos mais recentes da empresa, que ascendeu a 100 mil euros, foi uma unidade de lavagem das viaturas. “Isto é algo diferenciador em relação à nossa concorrência. Nos últimos três anos fizemos, no total, um investimento de 1 milhão e 800 mil euros nas infraestruturas.

Assistência
Para os clientes com contrato de manutenção, a Simopeças disponibiliza uma frota de seis veículos dedicada à assistência fora de portas. “Temos um conjunto de carrinhas oficina, uma delas um veículo de grande porte, totalmente autónomo, que nos permite ir ao local e fazer serviços com alguma dimensão fora das nossas instalações. Para os clientes com contratos de manutenção, realizamos manutenção preventiva e corretiva, serviço de piquete, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano”, explica João Simões.

Representações
No caso da representação, por parte da Simopeças, de várias marcas de veículos e equipamentos ligados à área da limpeza urbana, em distribuição exclusiva e não exclusiva, destacam-se:
– Superestruturas para recolha de resíduos: NOVARINI e KAOUSSIS
– Varredoras: BOSCHUNG e BROCK
– Aspiradores urbanos: TSM
– Veículos elétricos: ADDAX

Especialização técnica
A formação disponibilizada pelas fábricas e marcas, assim como a formação de técnicos on job, é o que distingue os técnicos da Simopeças. “Temos uma estrutura altamente profissionalizada e equilibrada. Temos um conjunto de profissionais altamente formados por nós. No caso da nossa equipa de técnicos, há algo que nos distingue: temos uma rotatividade de quadro de pessoal totalmente diferente do que se vê frequentemente no mercado. Isto acontece devido à estabilidade  do grupo, às condições que damose à gestão cara-a-cara com a nossa equipa. Há uma valorização dos nossos técnicos. Temos funcionários que estão connosco desde a abertura da empresa”. E adianta: “Numa indústria onde não se consegue contratar um técnico especializado em reparar camiões do lixo ou varredoras, por exemplo, é muito importante a formação interna. Investimos muitos meses a formar técnicos, e por isso apostamos em mantê-los dentro da empresa. Existe uma grande falta de recursos humanos no setor, mas na Simopeças isso não acontece, porque temos uma forte componente de formação de técnicos, e um grande foco nas condições que damos às nossas equipas”.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 39 de abril/maio de 2022. Consulte aqui a edição.

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