Foi há 50 anos que a Bosch apresentou a primeira bomba elétrica de combustível. Aquilo que na época se apresentou como inovação é hoje comemorado pela Bosch.
Curiosamente, foi em 1959 que a Bosch iniciou o desenvolvimento do sistema de injeção para automóveis a gasolina com controlo eletrónico. Em 1967 foi lançado o sistema D-Jetronic, o primeiro sistema eletrónico multiponto regulado por pressão. Foi a primeira vez no mundo que se produziu em série um sistema com esta categoria, onde um dos componentes chave era justamente a bomba elétrica de combustível Bosch.
O Volkswagen 1600 LE / TLE (Tipo 3) foi o primeiro veículo produzido em série equipado com o D-Jetronic. Não foi apenas o mercado de consumo a recolher benefícios pelo aumento do rendimento do motor; também a classe automobilista e outros veículos de corrida lucraram com a injeção coordenada de combustível.
Experiência e Inovação
Ao mesmo tempo que o desenvolvimento nas bombas de injeção elétricas de gasolina avançava, também se potenciava os sistemas de injeção de gasolina e diesel. Foi assim que, em 1979, foi lançado pela Bosch uma bomba de combustível para a pós-venda – permitindo a criação de alta pressão e, ainda, uma melhor oferta de sistemas de injeção de gasolina L-Jetronic controlados pelo fluxo de ar e sistemas K-Jetronic mecânicos ou hidráulicos.
Em 1985 assinalou-se mais um marco no desenvolvimento de tecnologias Bosch, graças ao início da produção em série da primeira bomba periférica, vindo substituir, ao longo dos anos as células de rolo.
A evolução das bombas elétricas
Os primeiros circuitos de gasolina estavam localizados longe do depósito de combustível. Alimentavam o combustível que depois era injetado e misturado com o ar na câmara de combustão, mediante a injeção de um sistema multiponto.
Os módulos de alimentação de combustíveis atuais instalam-se diretamente no depósito, como uma unidade integrada, incorporando um filtro de combustível, uma bomba elétrica, um regulador de pressão e um sensor de nível de combustível.
Jetronic, amigo do ambiente
Os anos 60 marcaram também uma crescente consciencialização ambiental, acompanhada por uma crise energética emergente. Foi nesse sentido que a redução do consumo de combustível e também das emissões de escape nos automóveis ocupou um papel cada vez mais fulcral.
O sistema Jetronic – e seguintes modelos – foi a resposta encontrada para este problema. A injeção a gasolina converteu-se no sistema predominante no mercado, acabando por substituir completamente os sistemas de injeção de carburador.
As bombas elétricas de gasolina não só eram utilizadas com esse tipo de combustível, como também em sistemas de injeção a diesel. Assim, e em combinação com a gestão eletrónica, a injeção a gasolina permitiu a aplicação de catalisadores de três vias e, portanto, o cumprimento das regras ambientais ao nível de emissões.
A experiência Bosch
A atual gama de bombas de combustível Bosch inclui mais de 450 módulos de alimentação completos, 60 kits de reparação de bombas e 120 bombas elétricas – todas, com a qualidade OEM e confiança da marca Bosch.
Todos os componentes são facilmente instalados, mesmo em caso dos kits de reparação de bombas. Possuem ainda uma elevada fiabilidade graças a rigorosos testes de qualidade, assentes no constante desenvolvimento das bombas de combustível. Esta experiência adquirida permitiu a criação de componentes mais pequenos, mais robustos, mais potentes e mais eficientes.