Ver todas

Back

Software de gestão de tacógrafos da Continental pretende agilizar negócio das frotas

22 Abril, 2022

Com o software de gestão de tacógrafos VDO, a Continental pretende ajudar as frotas a melhorarem o seu negócio no dia-a-dia.

A Continental pretende, assim, fornecer aos profissionais a informação necessária para aumentarem a sua rentabilidade e competitividade, através do software legal do tacógrafo e em combinação com o tacógrafo, sem necessidade de investir noutros sistemas de gestão de frotas.

Para evitar multas, o tacógrafo recolhe toda a informação sobre os tempos de condução e de repouso dos condutores. Desta forma, o gestor pode analisar a actividade dos seus empregados, permitindo-lhe conhecer qualquer acção que possa envolver uma violação dos regulamentos. O software do tacógrafo fornece relatórios com estes dados, informando as partes interessadas de quaisquer infracções cometidas, avisando o condutor e podendo resolvê-las antes de serem penalizadas.

Relatórios de condução e formação
As infracções cometidas pelos condutores são frequentemente causadas por falta de conhecimentos legais ou por erros nas entradas manuais. Portanto, mensalmente, o software do tacógrafo gera relatórios para cada condutor e detalha os erros cometidos. Recolhidos sob a forma de carta aos condutores, o gestor pode fornecer estes relatórios a cada profissional, tendo assim conhecimento da infracção cometida, e tanto a empresa como o condutor podem tomar medidas para a remediar.

Além disso, a utilização correcta do tacógrafo, segundo a Continental, pode ser um grande aliado na gestão administrativa para a aplicação de alguns subsídios, tais como a ajuda subsidiada ao gasóleo. Nestes casos, com a informação sobre a quilometragem percorrida por cada profissional, o software recolhe os dados e é capaz de gerar um resumo da atividade de toda a frota. Este relatório tem todas as informações necessárias prontas para processar o subsídio.

Tempos de condução
As empresas são obrigadas a controlar o tempo de trabalho de todos os seus empregados e a reter esta informação durante 4 anos. O tacógrafo é capaz de recolher estes dados, diferenciando entre tempo de condução, tempo de trabalho e tempo de descanso, registando assim a duração total do dia de trabalho. O software produz um relatório de actividade do condutor com todos os dados recolhidos, poupando dinheiro por não ter de investir noutros sistemas de tempo e presença.

Segurança rodoviária
Graças aos dados de velocidade no tacógrafo, o software regista a velocidade e envia os detalhes da infracção, chamando mais a atenção para este facto.

Questões administrativas e jurídicas
A recolha e processamento automático de dados facilita às empresas o tratamento de questões administrativas, poupando tempo e dinheiro nestas tarefas. Além disso, a partir do tacógrafo, obterão toda a informação necessária sobre questões legais para tratar do plano de inspecção de transportes.

PALAVRAS-CHAVE