Em Portugal desde maio de 2019, a SPG Oficinas é um conceito oficinal do Grupo Serca, que está a ser desenvolvido e dinamizado no nosso país pela Sofrapa e Cosimpor.
Sendo um projeto nascido em Espanha, a rede de oficinas SPG já conta na região ibérica com cerca de 300 estabelecimentos, sendo que no final de 2020 esta rede já contava no nosso país com cerca de 30 oficinas aderentes.
A dinamização deste conceito em Portugal está a cargo da Sofrapa (e da Cosimpor que é uma empresa que pertence à Sofrapa), que são sócios do Grupo Serca, entidade que espera chegar ao final de 2021 com a adesão de 60 oficinas ao seu conceito SPG.
Diz Carlos Palancar, responsável pelo desenvolvido de redes oficinais do Grupo Serca, que o objetivo da introdução desta rede em Portugal é muito claro: “sem dúvida que queremos apoiar as oficinas portuguesas no seu dia a dia através dos serviços que dispomos na rede e também apoiar os nossos associados em Portugal”.
Com o crescimento dos conceitos oficinais em Portugal, o que poderá trazer de valor acrescentado este conceito SPG Oficinas para as oficinas em Portugal? Sobre esta questão, Carlos Palancar não tem dúvida em dizer que “temos à disposição das oficinas os serviços essenciais para a exploração dos seus negócios e terem mais rentabilidade. Destaque entre os diversos serviços que disponibilizamos às oficinas, como a formação, assistência técnica, campanhas de marketing, imagem, informação técnica, entre outras”.
Uma das principais apostas deste conceito oficinal é precisamente na área da formação. Revela o responsável pelo desenvolvimento de redes do Grupo Serca que “atualmente estamos a realizar formação, em formato online, com as oficinas portuguesas. É um formato que permite formação contínua, mesmo durante a pandemia, que nos tem proporcionado excelentes resultados de assistência e feedback por parte das oficinas, já que temos um formador em direto perante um máximo de oito formandos por aula”. Outro ponto forte deste conceito é o acesso que as oficinas têm às ferramentas tecnológicas. “Dentro dos nossos serviços, disponibilizamos o HaynesPro para informação técnica, o Next Comm como programa de orçamentação, o serviço Next Assist que permite aceder às páginas oficiais tendo acesso dessa forma as informações técnicas necessárias que permitem economizar tempo e dinheiro na resolução dos problemas”, refere Carlos Palancar, reforçando que “através do nosso serviço Next Assist, é imprescindível que as oficinas SPG tenham uma consultoria técnica de primeira linha do Grupo Serca, acessível via email, telefone, intranet e em breve via APP”.
Sobre o crescimento das redes oficinais em Portugal, Carlos Palancar diz, para concluir, que “é um mercado jovem e que ainda tem muitas coisas que se podem fazer. Não é um mercado maduro mas também não é um mercado que vá ter um crescimento exponencial”.
Artigo publicado na Revista Pós-Venda n.º 64 de janeiro de 2021. Consulte aqui a edição.