A Faurecia, a Michelin e a Stellantis assinaram um acordo para a aquisição, por parte da Stellantis, de 33,3% de participação na Symbio.
A Symbio é uma referência na mobilidade zero emissões com base no hidrogénio. A entrada da Stellantis como acionista tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento da Symbio na Europa e nos EUA.
“A aquisição de uma participação igual na Symbio irá reforçar a nossa posição de liderança em veículos a hidrogénio, ao apoiar a nossa produção de furgões a pilhas de combustível em França, servindo, também, como complemento perfeito para a nossa gama crescente de veículos elétricos a bateria”, indicou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “À medida que implementamos o nosso plano ‘Dare Forward 2030’ e avançamos para nos tornarmos neutros em carbono até 2038, estamos a considerar todas as ferramentas tecnológicas ao nosso alcance para combater o aquecimento global. As pilhas de combustível de hidrogénio são necessárias e a Symbio irá tornar-se num importante protagonista na proteção das gerações futuras.”
A Symbio planeia produzir 50 mil pilhas de combustível por ano até 2025, impulsionando a sua giga-fábrica de última geração em Saint-Fons, cuja produção irá arrancar no segundo semestre de 2023. Em 2022, a Symbio anunciou a implementação do seu projeto HyMotive destinado a acelerar a industrialização e o desenvolvimento de inovações disruptivas, o qual permitirá à empresa alcançar uma capacidade de produção anual total em França de 100 mil sistemas, até 2028, levando à criação de 1.000 empregos no país.
“Estamos muito satisfeitos com esta transação que aumenta, ainda mais, as capacidades da Symbio e dará um impulso adicional à ‘joint-venture’. A Symbio está, a partir de agora, perfeitamente dotada para ampliar e expandir a sua liderança fora da Europa, num momento em que a indústria automóvel está a acelerar em direção às emissões zero”, disse Patrick Koller, CEO da Faurecia. “Este acordo beneficia todas as partes e permite que a FORVIA confirme o seu estatuto de líder global no domínio da mobilidade limpa.”
“A entrada da Stellantis no capital da Symbio representa um enorme impulso no desenvolvimento da nossa filial conjunta”, disse Florent Menegaux, CEO da Michelin. “É, também, uma demonstração perfeita de que a tecnologia de pilhas de combustível é essencial para que a indústria automóvel seja bem-sucedida na eletrificação da mobilidade, principalmente para uso profissional. A Stellantis já é uma parceira preferencial e será, connosco, um ‘player’ importante no futuro. Por fim, esta transação reforça a convicção que a Michelin tem há muitos anos: o hidrogénio será, sem dúvida, uma das soluções para a descarbonização.” A transação está sujeita às habituais aprovações regulatórias. O fecho da transação está previsto para o terceiro trimestre de 2023.