Ver todas

Back

“Cuidar do nosso carro deve ser encarado da mesma forma que cuidamos do nosso corpo”, Fausto Lupone, Automotive Sector Expert, PETRONAS Lubricants International

9 Dezembro, 2022

As oficinas têm um papel muito importante no que diz respeito ao facto de poderem informar os seus clientes sobre aquilo que lhes é colocado no carro. Aqui ficam algumas dicas que as oficinas bem podem dirigir aos seus clientes.

À medida que a tecnologia e os automóveis evoluem, precisamos de poder confiar nos veículos que desempenham um papel tão significativo e vital na nossa vida quotidiana. Isto significa devemos contar com produtos e soluções que não só mantenham as nossas máquinas saudáveis, como proporcionem ainda benefícios a longo prazo. Os automobilistas também estão, neste momento, à procura de soluções mais sustentáveis, à medida que trabalhamos em conjunto para ajudar a construir um planeta mais saudável.

Com os condutores a tornar-se mais conscientes dos seus gastos, é natural que também procurem encontrar mais formas de viver economicamente, e isto inclui tudo o que se relaciona com a condução e manutenção dos veículos.

Cuidar do nosso carro, camião ou mota deve ser encarado da mesma forma que cuidamos do nosso corpo: alimentando-os com os produtos certos, conseguiremos maiores benefícios ao longo do tempo e reduziremos a necessidade de grandes reparações ou manutenção no futuro. Como tal, os condutores precisam de garantir que a sua maquinaria é tratada com a lubrificação e os óleos de motor adequados para que, com passar do tempo, as peças críticas não falhem devido ao desgaste. Investir nos produtos certos possibilita que muitos cuidados mecânicos dos automóveis possam ser feitos em casa – evitando os custos de reparação inconvenientes com que tantas vezes nos deparamos.

Colhemos o que plantamos…

Negligenciar alimentar o nosso corpo com os nutrientes vitais de que necessita não é benéfico ao longo do tempo, e o mesmo acontece com os veículos. Os condutores precisam de garantir que estão a cuidar das suas máquinas com os tipos certos de óleos, que permitem que o motor trabalhe facilmente na capacidade máxima. A longo prazo, isto permitirá aos proprietários de automóveis poupar dinheiro em custos de manutenção desnecessários, que advêm da utilização excessiva e do desgaste geral. Assim, selecionar cuidadosamente o lubrificante e os cuidados do motor é vital para o funcionamento saudável das máquinas que utilizamos na nossa vida quotidiana, e os consumidores devem ter em atenção os tipos de produtos que são mais indicados para os seus automóveis.

Os lubrificantes de alta qualidade têm a melhor formulação e não permitem a acumulação da “lama” pegajosa causada pela degradação do óleo que arruína os motores – o que significa que as peças mecânicas podem mover-se mais suavemente, reduzindo o atrito e mantendo o motor a funcionar a uma temperatura menos elevada. Esta é a melhor forma de evitar aqueles sinais de aviso que os automóveis por vezes nos mostram. Ao optar por um óleo de motor de alta qualidade, os condutores não apenas asseguram um desempenho mais elevado e consistente do veículo ao longo do tempo, como também economizam no consumo de combustível. Os resultados podem ser imediatos quando se trata de poupar alguns tostões!

O preço mais barato pode sair caro

Não procure imediatamente economizar dinheiro e escolher o óleo de motor mais barato do mercado. Muitas vezes, as opções de preço mais baixo produzem depósitos nocivos no motor e causam mais danos do que benefícios. Imagine o que seria se comesse fast food durante um ano em vez de vegetais frescos e proteínas de alta qualidade. Estes últimos são muito melhores para a saúde física, e o mesmo se aplica aos carros. Os motores modernos estão agora a funcionar a temperaturas mais elevadas do que nunca, e os arranques e paragens constantes nas viagens curtas e no trânsito fazem com que o motor esteja sob stress durante muito tempo. Este calor excessivo não aparece no indicador do seu painel de instrumentos – é um problema silencioso, bem no interior do motor. Os lubrificantes desempenham um papel crítico na transferência desse calor, uma vez que, estando o motor sob ataque constante, esta situação pode causar perda de desempenho e danificar componentes críticos através do desgaste devastador de metal sobre metal.

Tenha em conta o tipo de motor do seu automóvel

Atualmente, com a grande oferta de óleos de motor que existe no mercado, fazer a escolha certa parece uma tarefa assustadora – especialmente quando não se sabe muito sobre os cuidados a ter com o motor. Muitos fabricantes disponibilizam uma ferramenta de recomendação no seu website para o encaminhar na direção certa, para que encontre o melhor produto para o seu veículo específico; por norma, estas ferramentas terão em consideração se conduz um carro, um camião, uma mota ou mesmo um equipamento agrícola. Agora, uma vez que existem vários tipos diferentes de automóveis – desde motores antigos a novos, a transmissões híbridas, elétricas e automáticas – é natural que cada um tenha as suas necessidades específicas. Optar por lubrificantes especialmente formulados para o seu veículo fará com que eles trabalhem da forma mais indicada para proteger a sua mecânica única.

Tomemos como exemplo os carros elétricos: nestes veículos, os óleos de motor precisam de fornecer energia elétrica eficiente ao mesmo tempo que atuam na gestão da fricção do sistema de linha propulsora. O mesmo se aplica aos sistemas de transmissão automática, que têm uma pressão muito mais elevada sobre as partes vitais do motor que não são automotivas.

Já para veículos pesados de maior dimensão, como camiões e viaturas comerciais, as temperaturas elevadas do motor, a oxidação e os depósitos são questões comuns. Assim, utilizar um lubrificante que atue especificamente nestas áreas é extremamente importante, uma vez que muitas vezes estes veículos transportam cargas pesadas e enfrentam condições duras na estrada. Estes tipos de lubrificantes prolongam os intervalos de drenagem, minimizam o desgaste, reduzem os tempos de paragem não planeados e, em última instância, asseguram uma flexibilidade operacional completa.

Os automóveis mais antigos também podem atingir o máximo desempenho através do desenvolvimento de lubrificantes modernos, que se baseiam nas especificações originais do fabricante. Efetivamente, ao utilizar os aditivos mais apropriados e as tecnologias mais avançadas para assegurar a proteção dos motores antigos contra o desgaste, os lubrificantes modernos podem permitir desempenhos eficientes e de primeira classe, mesmo nos carros mais antigos. Isto acaba por prolongar a sua vida útil e atrasar processos de eliminação altamente poluentes.

Em suma, estes pequenos, mas simples passos permitem-lhe economizar a longo prazo. Os condutores precisam de ser mais inteligentes no que toca aos cuidados com o seu veículo para serem também mais eficientes em termos de custos. As várias ferramentas que tem à disposição para escolher o lubrificante certo ajudam a tornar esta tarefa menos assustadora e, assim sendo, pequenos ajustes como o tempo necessário para assegurar uma manutenção adequada, acabarão, igualmente, por resultar em benefícios ao longo do tempo.

PALAVRAS-CHAVE