Ver todas

Back

Stellantis foi à Rematec mostrar a sua aposta na economia circular ao nível das peças auto

A Stellantis esteve presente na Rematec 2023, certame durante o qual a empresa promoveu as suas atividades estratégicas de Economia Circular e, em particular, a linha de produtos refabricados SUSTAINera.

A Rematec é a maior feira mundial dedicada à economia circular, que se realiza todos os anos em Amesterdão, tendo este ano contado com a presença da Stellantis, que divulgou a marca SUSTAINera. A refabricação é um pilar fundamental da estratégia da Stellantis para atingir as Zero Emissões Líquidas de Carbono até 2038. A refabricação industrial e a aposta na inovação contribuem para o plano estratégico Dare Forward 2030.

Através da marca SUSTAINera, a Stellantis oferece peças de substituição reconstruídas para o setor automóvel, com uma vasta gama de 13.000 referências de peças abrangendo 37 linhas de produtos, incluindo motores de arranque, alternadores, embraiagens, turbocompressores, injetores, pastilhas de travão, módulos de controlo eletrónico, unidades de controlo, multimédia, reservatórios SCR, transmissões, motores e baterias de alta tensão para veículos elétricos.

A oferta de peças refabricadas SUSTAINera reduz, em média, a utilização de matérias-primas entre 60% a 95%, dependendo da peça, e diminui entre 30% a 80% as emissões de CO2 em comparação com a produção de peças novas.

A Stellantis continua a expandir as suas infraestruturas mundiais e o desenvolvimento de conceitos inovadores, tanto internamente como junto dos seus fornecedores, de modo a oferecer aos clientes um número cada vez maior de peças SUSTAINera, tendo as vendas mundiais de peças refabricadas pela SUSTAINera crescido 19% em 2022. Esta atividade contribui para a Economia Circular, uma das sete unidades de negócio adicionais definidas no plano estratégico Dare Forward 2030 da Stellantis.

O objetivo da economia circular é chegar a um volume de negócios superior a 2 mil milhões de euros até 2030, incluindo quadruplicar as receitas resultantes do alargamento da vida útil dos produtos e aumentar dez vezes as receitas provenientes da reciclagem, em comparação com 2021.

“O negócio de Economia Circular da Stellantis baseia-se na estratégia dos 4R: Refabricação, Reparação, Reutilização, Reciclagem. A reconstrução é um dos seus pilares centrais, pois tem como objetivo alargar a vida útil dos produtos e fornecer um complemento sustentável na gama de peças de substituição do após-venda da Empresa”, declarou Alison Jones, Vice-Presidente Sénior e responsável pela Global Circular Economy na Stellantis, que fez uma palestra intitulada ‘Refabricação – a nossa expansão industrial e inovadora’ no âmbito do programa de conferências da Rematec. “A Stellantis tem como metas Zero Emissões Líquidas de Carbono até 2038 e um volume de negócios de economia circular de mais 2 mil milhões de euros até 2030, sendo a Refabricação um elemento fundamental para atingir estes objetivos.”

“A SUSTAINera oferece aos clientes e às oficinas de reparação uma solução sustentável e acessível sem comprometer a qualidade: o mesmo desempenho e condições de garantia das peças novas, mas preservando o ambiente graças à diminuição de desperdícios, à menor utilização de recursos do nosso planeta e à reduzida pegada de carbono.”, acrescentou Alison Jones.

A Stellantis apresentou também na Rematec dois modelos: o Peugeot e-208 na área das baterias, com a sua bateria de alta tensão concebida de base para ser refabricada; e o protótipo Citroën ‘Oli’ no stand da SUSTAINera, um exemplo de Design com a abordagem à Economia Circular, e que foi recentemente distinguido como ‘Best Electric Concept Car’ pela revista TopGear.

Reconhecimento do setor

Na Rematec, onde a Stellantis teve oportunidade de interagir com clientes e fornecedores de todo o mundo, as atividades da Empresa na América do Sul foram reconhecidas e selecionadas como uma das Melhores Empresas de Refabricação do Ano, na categoria de Inovação Empresarial, e como o primeiro construtor de automóveis da região a lançar uma gama de produtos refabricados. A atividade foi lançada no Brasil em abril de 2022 e conta agora com sete linhas de produtos: turbos, injetores, alternadores, motores de arranque, caixas de velocidades, transmissões e volantes.

Crescimento e ligações

“A Rematec assume-se como o contexto ideal para criar mais ligações na pujante indústria da Refabricação, conquistando novas oportunidades a fim de expandir o negócio com novas linhas de produtos, novos parceiros e fornecedores de referência de todo o mundo. Estamos ansiosos para debater novas ideias e conceitos ao longo das próximas semanas e meses” afirmou Alison Jones.

PALAVRAS-CHAVE