O compromisso da Stellantis com o seu projeto de economia circular e peças verdes é total. Um dos passos mais recentes foi a inauguração de instalações para trabalhar as peças SUSTAINera.
Localizado no Complexo Mirafiori da Stellantis, o “Hub de Economia Circular SUSTAINera”, como lhe chama a empresa, arranca com a reconstrução de motores, caixas de velocidades e baterias de alta tensão para veículos elétricos, recondicionamento e desmantelamento de veículos, prevendo-se atividades adicionais no futuro.
A Companhia tem um plano integral para alcançar as suas ambições de Economia Circular com uma abordagem a 360 graus, baseada na estratégia dos 4R: Reconstruir, Reparar, Reutilizar e Reciclar.
Os principais objetivos deste Hub avançado de Economia Circular são prolongar a vida útil das peças e dos veículos, assegurando que duram o máximo de tempo possível. Quando tal já não for possível, o material em final de vida útil é recolhido para reciclagem através da atividade de reconstrução e da atividade de desmantelamento de veículos em final de vida, sendo depois reintroduzido no ciclo de fabrico para construção de novos veículos e peças. O Hub integra, inicialmente, quatro atividades que implementam a estratégia dos 4R, com o objetivo de ampliar o seu espectro de aplicação:
– Reconstrução: os componentes usados, desgastados ou defeituosos, como motores, caixas de velocidades e baterias EV, são desmontados, limpos e reconstruídos de acordo com as especificações originais dos fabricantes das peças, conservando o mesmo nível de qualidade. O objetivo é oferecer uma alternativa sustentável e acessível, disponível sob o rótulo SUSTAINera, no âmbito da oferta de peças sobresselentes Stellantis. Esta instalação espera gerir mais de 50.000 peças reconstruídas até 2025, volume que aumentará para 150.000 até 2030.
– Centro de triagem (Reconstrução, Reciclagem): estima-se que 2,5 milhões de peças desgastadas, conhecidas como núcleos, irão abastecer as atividades de refabricação e reciclagem da instalação até 2025, aumentando para 8 milhões até 2030.
– Recondicionamento de veículos (Reparação, Reconstrução e Reutilização): os veículos serão reparados estética e mecanicamente utilizando peças novas, reconstruídas ou usadas, sendo, depois, reintroduzidos através da SPOTiCAR, programa de veículos usados certificado pelo fabricante Stellantis, e pela rede Stellantis &You, Sales and Services.
– Desmantelamento de veículos (Reciclagem, Reconstrução e Reutilização): no final do seu ciclo de vida, os veículos tornam-se um recurso precioso para a reconstrução de peças, reutilização ou material para reciclagem. Especificamente, as peças OEM usadas, geridas pelo CE Hub, irão integrar o stock disponível do nosso parceiro B-Parts, para fornecer a oferta SUSTAINera Reuse.
Este CE Hub de elevado desempenho irá gerar eficiências e sinergias entre as atividades e a integração vertical de materiais e de processos.
A Stellantis está a desenvolver as suas capacidades, equipas e instalações para mudar o seu modelo de consumo, criando um ecossistema inteligente e integrado que visa a redução do impacto ambiental e uma melhor gestão do firme objetivo de descarbonização da empresa, tornando-se neutra em carbono até 2038.
John Elkann, Chairman da Stellantis, e Carlos Tavares, CEO da Stellantis, inauguraram as operações e participaram na cerimónia simbólica de corte da fita. A abertura do Hub de Economia Circular no Complexo de Mirafiori, juntamente com o recentemente anunciado Centro de Tecnologia de Baterias, reforça o compromisso da Stellantis para com a Itália e a sua força local de trabalhadores.
“O Hub de Economia Circular reúne um potencial de competências e de atividades destinadas a criar um centro de excelência de elevado desempenho na Europa”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “Estamos a industrializar a recuperação e reutilização sustentável de materiais, construindo novas tecnologias e capacidades avançadas à medida que crescemos nesta área. Sabemos que o nosso compromisso para com a refabricação, reparação, reutilização e reciclagem não só aliviará a pressão sobre o nosso planeta, como também trará consigo uma valorização financeira à Stellantis, salvaguardando o nosso futuro partilhado, numa altura em que transformamos rapidamente o nosso modelo de negócio de produção e consumo.”
“Este investimento adicional da nossa empresa aqui em Turim demonstra o compromisso da Stellantis para com a Itália, no contexto da evolução da nossa indústria, e também a capacidade das nossas comunidades de se renovarem, construindo o seu futuro”, referiu John Elkann, Chairman da Stellantis. “Quando todas as partes interessadas e a Stellantis partilham a mesma ambição e concordam num caminho comum, as ideias tornam-se realidade, e o Hub de Economia Circular que inauguramos hoje é a prova disso. Será uma fábrica modelo no setor automóvel, que combina o respeito pelo ambiente com o desenvolvimento económico”.
A Stellantis adotou uma abordagem de economia circular habilitando este local, graças a um investimento de 40 milhões de euros. O CE Hub ocupa uma área total de 73.000 metros quadrados, dos quais 55.000 foram recuperados de uma instalação parcialmente não utilizada. A Stellantis também reciclou mais de 5.000 toneladas de metal, proveniente de ativos obsoletos durante o processo. O equipamento e a maquinaria das instalações foram reaproveitados de outros locais, representando uma poupança de 55% em comparação com a aquisição de novas máquinas e equipamentos. A unidade emprega hoje 170 trabalhadores qualificados, prevendo-se que este número aumente para cerca de 550 até 2025.
Para além de apoiar as suas atividades primárias, o Hub CE também complementa as recentes ações da Stellantis para reforçar o seu ecossistema global de eletrificação e apoiar as suas ambições de neutralidade carbónica, incluindo:
– parceria com a Orano para efetuar as operações de pré-tratamento, no âmbito do processo de reciclagem de baterias de veículos elétricos, a fim de recuperar o cobalto, o níquel e o lítio dos veículos em final de vida e da sucata das gigafábricas;
– constituição da joint-venture SUSTAINera Valorauto SAS com a Galloo para a gestão dos veículos em fim de vida;
– parceria com a Qinomic para desenvolver a conversão de veículos comerciais ligeiros para 100% elétricos. O protótipo está a ser apresentado (até 25 de novembro) na feira Solutrans, na Euroexpo de Lyon, em França;
– estabelecimento de parcerias estratégicas para materiais brutos de baterias para veículos elétricos e seis gigafábricas planeadas na Europa e na América do Norte; e
– abertura do seu primeiro Centro de Tecnologia de Baterias no Complexo de Mirafiori para testes internos e desenvolvimento de baterias para veículos elétricos.
A Business Unit de Economia Circular da Stellantis é uma das sete unidades de negócio com potencial de crescimento adicional, anunciadas no plano estratégico “Dare Forward 2030” e tem como objetivo gerar mais de 2 mil milhões de euros de receitas até 2030.