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Stellantis investe em tecnologia baterias de Lítio-Enxofre da Lyten para veículos elétricos

29 Maio, 2023

A Stellantis Ventures, um fundo corporativo de capital de risco da Stellantis, anunciou o investimento na Lyten, com o objetivo de acelerar a comercialização das aplicações Lyten 3D Graphene para a indústria da mobilidade.

Estas aplicações incluem a bateria LytCell Lithium-Sulfur EV, compósitos leves e novos sensores integrados a bordo. Pioneira na área do grafeno tridimensional, a Lyten irá aproveitar a capacidade única de moldabilidade do material para melhorar o rendimento dos veículos e a experiência dos clientes, enquanto descarboniza o sector dos transportes.

A plataforma de materiais sintonizáveis da Lyten demonstrou reduções significativas nas emissões de gases com efeito de estufa e fará avançar a transição para a mobilidade sustentável.
Ao contrário das baterias tradicionais de iões de lítio, as baterias de Lítio-Enxofre da Lyten não utilizam níquel, cobalto ou manganês, resultando numa pegada de carbono que se estima ser inferior em 60% à das melhores baterias do presente, tendo como fito alcançar uma bateria EV com as emissões mais baixas no mercado mundial. As matérias-primas para as baterias de Lítio-Enxofre podem obter-se e serem produzidas localmente, na América do Norte e na Europa, reforçando a soberania do abastecimento regional. Esta tecnologia irá satisfazer as necessidades das indústrias que procuram baterias leves e densas em termos energéticos, que estejam livres de perturbações na cadeia de abastecimento.

A Stellantis lançou a Stellantis Ventures em 2022 como um fundo de capital de risco empenhado em investir em start-ups, em fase inicial ou avançada de lançamento, que desenvolvam tecnologias inovadoras e sustentáveis nos setores automóvel e da mobilidade. Suportada por um financiamento inicial de 300 milhões de euros, a Stellantis Ventures é uma componente fundamental do plano estratégico “Dare Forward 2030” da empresa, no qual se estabelecem objetivos fundamentais para a Stellantis, incluindo cortes profundos em termos de emissões para uma redução em metade dos volumes de CO2 até 2030, tendo como base as métricas de 2021, e o objetivo de neutralidade carbónica a alcançar até 2038, com uma compensação percentual de um dígito das restantes emissões.

“Estamos muito satisfeitos por a Stellantis Ventures, como braço de investimento de risco de um inovador do setor automóvel a nível global, ter demonstrado uma forte confiança na nossa empresa e nos nossos super materiais descarbonizantes Lyten 3D Graphene™”, afirmou Dan Cook, Presidente e CEO da Lyten. “Entre as inovações de produtos para o setor automóvel que estão a ser trabalhadas pelo Lyten 3D Graphene™ estão as baterias de Lítio-Enxofre, que têm um potencial de fornecer mais do dobro da densidade energética dos íões de lítio, materiais compósitos para veículos ligeiros que melhoram a sua carga útil e novos modos de deteção que não obrigam à utilização de chips, de baterias ou ligações elétricas. Estamos empenhados em fazer avançar cada uma destas aplicações para a Stellantis e para o mercado automóvel”.

“Ao contrário das formas bidimensionais do grafeno, a produção de nosso Lyten 3D Graphene ajustável foi verificada de uma forma independente como sendo neutra em carbono em matéria em escala. Estamos a converter gases com efeito estufa numa nova classe de materiais de carbono de elevado desempenho e valorização e estamos a incorporar esses materiais adaptados em aplicações que irão descarbonizar os setores de maior dificuldade nesse capítulo do planeta”, acrescentou Cook.

Com a escassez crítica dos materiais tradicionais usados no fabrico de baterias de iões de lítio para veículos elétricos, as baterias de Lítio-Enxofre da Lyten permitirão oferecer uma solução alternativa de cátodo sem utilização de níquel-manganês-cobalto, apoiando a transição global para veículos elétricos a uma escala de mercado massiva. O objetivo da Lyten é garantir aos seus clientes um fornecimento seguro de produtos baseados no desempenho e ambientalmente sustentáveis, permitindo, ao mesmo tempo, aos fabricantes de automóveis tirar partido dos crescentes incentivos políticos aplicados nos EUA e na Europa, tais como os referidos no documento “Inflation Reduction Act”.

As baterias de Lítio-Enxofre, compósitos e tecnologias de sensores da Lyten estão inicialmente a ser produzidos em Silicon Valley, no seu campus de 13.500 metros quadrados. Para além de produzir baterias para veículos elétricos, a Lyten está a trabalhar com clientes com quem já operava para começar a fornecer, já em 2023, baterias de Lítio-Enxofre e compósitos com infusão 3D Graphene para mercados especializados. A Lyten está a colaborar com os seus investidores estratégicos de diferentes indústrias para aplicar os 3D Graphene da Lyten para descarbonizar outros setores intensivos em carbono, para lá dos transportes, planeando fazer outros anúncios no final deste ano.

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