Em Itália foi criada a Sthenos Alliance, um consórcio que junta, para já, três fabricantes de peças italianos com o objetivo de defender o “made in Italy” e reforçar a presença destas empresas nos mercados internacionais.
Pela primeira vez, fabricantes de peças italianos, líderes nos seus setores de experiência, concordaram em desenvolver uma rede corporativa designada de Sthenos Alliance, para reforçar a marca “Made in Italy”, posicionando estas marcas no mercado com garantia de qualidade e fiabilidade. Nesta arranque fazem parte da aliança a E tecno1 srl. (sede em Sala Baganza, Parma), a FRAP SpA (situada em Bruino – Turim); e a Ghibaudi Mario SrL (de Alpignano – Turim).
O que esta aliança propõe é “uma rede de negócios inovadora, não só do ponto de vista da distribuição (até ao momento constituída por grandes grupos de compra) bem como do lado dos fabricantes. Na verdade, como parte na distribuição , em Itália ou para o mercado externo, o consórcio já tem experiência, se considerarmos que quatro Grandes Grupos de Compra, tais como, ATR, GROUPAUTO, AD e Nexus garantem cerca de 27 mil milhões de euros de volume de negócios”, explica a Sthenos Alliance em comunicado.
A “Sthenos Alliance” pretende juntar o know-how das empresas italianas (com fabrico em Itália) para implementar estratégias comerciais e de distribuição, garantindo mais e melhor negócio para todos os seus clientes. Este consórcio de empresas pretende “evitar competições desnecessárias entre empresas, através da valorização dos diferentes produtos, visando novas quotas de mercado, com efeitos positivos, mesmo ao nível da empregabilidade.”
O objetivo é haver uma clara diferenciação com as empresas re-emabaladoras, que compram produtos com proveniência de países de baixo custo. São três as metas que a Sthenos Alliance quer atingir: aumentar a penetração do mercado nacional e internacional, através de estratégias comuns; facilitar a entrada de outros membros na “Aliança” , nas redes de distribuição ou individualmente; melhorar os serviços de logística oferecidos.
O grande impulsionador desta aliança foi Pierenrico Gottero, Sales manager da E Tecno 1 e presidente da Sthenos Alliance. Os benefícios, afirma, “são desenvolver uma rede distribuidora, partilhando informações, ferramentas e perspetivas. Por exemplo podemos implementar uma política única e exclusiva de distribuição, sempre em beneficio dos utilizadores finais. Podemos também alavancar as empresas que têm escritórios e logística no estrangeiro, melhorando a penetração desses noutros mercados. É certamente uma ideia inovadora, até porque ainda ninguém tinha pensando nesta estruturação entre fabricantes de peças para o Aftermarket em Itália”, conclui.
PERFIL DAS EMPRESAS
E TECNO1
Etecno 1 Spa, criada em 1979, é fabricante de velas de incandescência para motores a diesel e comercializa componentes elétricos para automóveis Com uma vasta e longa experiência desafiando altos padrões tecnológicos a Etecno 1 alcançou um elevado nível de qualidade. A sua linha de produção totalmente automatizada foi completamente renovada nos últimos cinco anos. Tem uma gama de 350 velas de incandescência cobrindo 97% dos veículos a diesel.
FRAP SPA
A FRAP é um fabricante italiano altamente especializado em engenharia, desenvolvimento e fabricação de material de suspensão e direção. Além do aftermarket é também fornecedora de primeiro equipamento nos maiores fabricantes de camiões e tratores, tais como, New Holland, Same Deutz-fahr Group e Iveco.
GHIBAUDI MARIO SRL
Surgiu no Aftermarket em 1927 como fabricante de motores de arranque, desde então a fábrica confirmou a sua presença do mercado global como produtor italiano introduzindo mais tarde a produção de solenoides e interruptores.
O site da aliança ainda está em construção, mas ficará alojado neste link.