Ver todas

Back

Stratio: Segurança e rentabilidade das frotas

5 Janeiro, 2021
171 Visualizações

A plataforma de gestão remota da Stratio apresenta soluções inovadoras de inteligência artificial que permitem aumentar a rentabilidade das frotas.

TEXTO NÁDIA CONCEIÇÃO

A manutenção automatizada, que utiliza inteligência artificial para antecipar a detecção de anomalias, falhas e possíveis avarias, com diagnóstico remoto, alertas de códigos de erro, planos de manutenção controlados remotamente, aliada a funcionalidades de gestão de operações com funcionalidades de eco-driving, recolha remota de dados do tacógrafo, formação remota de motoristas e outros desenvolvimentos, compõem a solução de gestão remota da Stratio, que pretende aumentar a rentabilidade e produtividade das empresas.

Miguel Franco, VP de Business Development da Stratio, explicou à PÓS-VENDA PESADOS que o factor diferenciador desta solução, em comparação com outros produtos existentes no mercado, é o foco, em simultâneo, na gestão da manutenção e das operações: “a Stratio disponibiliza um conjunto de plataformas que se focam na gestão da manutenção e das operações. Na parte da manutenção temos a nossa plataforma de inteligência preditiva, na qual temos a manutenção automatizada, ou seja, deixa de se fazer uma manutenção baseada em quilómetros e tempo, para se começar a utilizar a inteligência artificial e o conhecimento dos veículos para fazer a deteção antecipada de anomalias e a manutenção automatizada, através do acesso em tempo real à quilometragem do veículo. Isto aliado às funcionalidades de diagnóstico remoto e em tempo real. Assim, o gestor de manutenção sabe sempre o estado da sua frota e, transitando para a área da operação, dá previsibilidade às operações. Portanto, a manutenção garante a operação, garante que o veículo não irá ter uma avaria na estrada.

Trabalhamos não só com frotas, mas com os próprios fabricantes. E esta experiência adquirida, tanto com fabricantes como com as frotas, distingue-nos e dá-nos um valor acrescentado”, explica. Relativamente à operação, a Stratio disponibiliza uma plataforma integrada de gestão de operações, onde um dos temas essenciais é o ecodrive, ou seja, a eficiência e análise da condução, para além da recolha de dados de tacógrafo. “Todos estes elementos aumentam a produtividade, permitem fazer também formação aos próprios motoristas, para que tenham uma condução mais eficiente em termos de consumo e de desgaste de componentes.

Este conjunto de soluções que envolvem a manutenção e as operações é o que nos distingue, paralelamente a toda a experiência que temos a implementar inteligência artificial. E aqui somos os únicos: não há empresas neste setor a implementar inteligência artificial da forma que a Stratio faz”, explica.

IMPLEMENTAÇÃO
A Stratio apresenta, aos potenciais clientes, o conjunto completo das plataformas, e, através de um gestor de projeto dedicado, percebe quais as necessidades do cliente, também para o ajudar na implementação. “O cliente tem à disposição o conjunto das várias soluções e tentamos sempre focar a atenção do cliente naquilo que são as suas reais necessidades. O cliente pode estar interessado apenas numa parte da plataforma, mas sabemos que, ao longo do tempo, rapidamente irá sentir a necessidade de alargar a outras áreas. Porque o nosso objetivo é automatizar a operação do cliente e a nossa experiência mostra-nos que o cliente, de futuro, irá sempre necessitar de mais funcionalidades”, explica Miguel Franco.

FROTA
A plataforma da Stratio foi criada para se adaptar a várias dimensões de frota. “Pode
ser utilizada, tanto por grandes frotistas, de transporte de carga ou passageiros, como por pequenas empresas, que tenham apenas alguns veículos”. A plataforma tem um sistema de notificações, que permite que empresas mais pequenas, que não tenham um gestor dedicado a olhar para a plataforma, possam fazer as suas tarefas e receber notificações, “mas também está preparada para grandes grupos, em que existe uma pessoa dedicada para este tipo de plataforma. Pensámos a plataforma para se adaptar a todos os tipos de cliente”, explica o responsável.

COVID-19
“Tivemos um período de grande aumento de procura devido à pandemia, nomeadamente na parte do transporte de carga, porque ajudamos estes clientes a fazer uma manutenção automatizada, que reduz o contacto humano físico, e é agora digital e automatizado. Também poupamos tempo, evitamos erros e reduzimos o contacto físico, fundamental neste período. Mesmo a formação aos motoristas é feita automaticamente. Nesta altura, devido ao Coronavírus, estamos lado a lado para ajudar os nossos clientes, para passarem de uma operação tradicional para uma operação mais automatizada. Aumentámos o nosso suporte, estamos a investir mais no apoio ao cliente, estamos a fornecer planos de formação individual e personalizados aos clientes nesta transição. Temos um gestor de projeto para cada conta. E a nossa plataforma tem um suporte, feito por engenheiros mecânicos, com vários canais de comunicação. Além disso, vamos ao cliente, com as nossas equipas, dar formações contínuas”, e acrescenta Miguel Franco, concluindo que “caso um cliente pretender trabalhar com a Stratio, realizamos um estudo do tipo de falhas e problemas que o cliente passará a poder identificar automaticamente com a Stratio, de acordo com as características da sua operação.”

Miguel Franco, Stratio

Novas funcionalidades
“A implementação de novas funcionalidades é um trabalho contínuo. É algo que também nos distingue. Recolhemos o feedback dos clientes e a plataforma é atualizada de acordo com a nossa linha de orientação estratégica, mas também à medida das necessidades do mercado. As funcionalidades mais valorizadas pelo cliente Stratio, um dos mais recentes desenvolvimentos, na área das operações, e que acrescentou muito valor aos nossos clientes foi os dados de tacógrafo: tempos de condução, descansos, etc. Na área da manutenção, tem a ver com os planos de manutenção que tornam o sistema mais automatizado. Isto é interessante porque, nesta altura do Covid-19, as empresas tiveram de se readaptar, e viraram-se para a Stratio”.

Quais as vantagens da plataforma da Stratio neste momento de crise?
“Temos alguns fatores importantes: a primeira é a proteção aos colaboradores, através das  funcionalidades remotas; o trabalho remoto na oficina, limitando as equipas no terreno, através do diagnóstico remoto. O gestor de manutenção tem acesso remoto, sem estar junto ao veículo. Configura os planos de manutenção remotamente. Aqui também são custos que são reduzidos. Ao evitar paragens forçadas, isto é uma grande poupança. Além disso, a gestão remota dos dados de tacógrafo, e a formação remota dos motoristas, que dá origem a uma maior economia de combustível. Ou seja, no fundo, proteger os colaboradores, fazendo muito trabalho remoto, e uma grande eficiência daquilo que é a manutenção e a operação”.

Artigo publicado na Revista Pós-Venda Pesados n.º 28 de junho/julho de 2020. Consulte aqui a edição.

PALAVRAS-CHAVE