A Assembleia Municipal do Barreiro aprovou, por unanimidade, o investimento na renovação total da frota dos Transportes Colectivos do Barreiro (TCB), com a aquisição de 60 autocarros, movidos a gás natural comprimido, até meados de 2019.
É uma notícia pouco comum, mas no Barreiro, os transportes colectivos de passageiros vão dar um salto enorme na qualidade ambiental do concelho e no serviço prestado aos utentes. A renovação praticamente total da frota muito envelhecida dos TCB, através da aquisição de 60 novos autocarros, vai avançar nos próximos três anos.
Este investimento, que ronda os 18 milhões de euros – o maior até à data na história da Câmara Municipal do Barreiro – vai ser financiado através de empréstimo bancário de 14,5 milhões de euros a contrair pela autarquia e a ser pago pelos TCB no máximo durante 14 anos, após a receção das viaturas. Esta operação está ainda sujeita a validação pelo Tribunal de Contas e espera-se conseguir os restantes 3,5 milhões de euros, através de fundos comunitários, com uma candidatura ao Programa Operacional de Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), ainda sujeita a elaboração e aprovação.
A renovação da frota vai permitir uma efetiva diminuição dos custos, prevendo-se amortizar o investimento até um prazo máximo de 14 anos, devido à diferença de preço entre o gás e o gasóleo, à redução de custos de manutenção e um expectável aumento do número de passageiros, resultante da melhoria significativa do serviço.
Os concursos para aquisição serão oportunamente divulgados para que as empresas com oferta de veículos movidos a gás natural possam concorrer.
Mais informações em www.tcbarreiro.pt