O novo CEO da TecAlliance, Peter van der Galiën, no cargo desde janeiro de 2024, propõe-se desenvolver o legado de 30 anos da empresa, impulsionando o crescimento internacional e a resposta às crescentes exigências dos clientes não europeus.
Numa conferência de imprensa na Automechanika Frankfurt, Peter van der Galiën sublinhou a importância de aproveitar o sucesso da TecAlliance e a necessidade de uma abordagem global: “O nosso foco continua a ser a Europa, mas temos vindo a registar uma grande procura de mais apoio noutras zonas. Investimos fortemente no desenvolvimento de soluções de dados a nível global, de que resultou a criação de novas filiais um pouco por todo o mundo. Tendo começado na Alemanha, há 30 anos e com apenas umas instalações, operamos agora em 27 locais a nível global e estruturámos a nossa organização comercial em quatro regiões-chave – Américas, China, Ásia-Pacífico e EMEA -, para apoiar este crescimento. Cada região é liderada por um EVP que trata de garantir que os nossos produtos globais são efetivamente fornecidos e adaptados aos mercados locais.”
A transição para uma estrutura totalmente regionalizada teve início em julho de 2024 e estará concluída em janeiro de 2025, marcando um novo capítulo na evolução global da TecAlliance.
Impulsionar o crescimento na região EMEA
Frank Nieuwenhuys, que ascendeu a Executive Vice President Commercial para a região EMEA, salientou a importância de estabelecer equipas e produtos a nível local para incrementar as atividades em África e no Médio Oriente. Indicou a fórmula que sintetiza a estratégia “Pensar global, planear regional e agir local”, e informou que a TecAlliance nomeou nove colaboradores dedicados a esta região, tendo sido alargada a base de dados de veículos do Médio Oriente, estando previstos mais desenvolvimentos.
Nieuwenhuys sublinhou igualmente a importância de reforçar a oferta TecAlliance na Europa. Um exemplo recente é a implementação de uma nova capacidade central – a pesquisa por matrícula de veículo (número da matrícula) – possível devido à aquisição, no início de 2024, das empresas CAT-Data e FAB-Data, sediadas em Estrasburgo. “Com este acréscimo, conseguimos uma melhoria significativa da nossa oferta de produtos que facilitará a identificação de veículos por parte das oficinas”, afirmou.
Além disso, a ascensão do mercado dos veículos elétricos, com novos componentes e fornecedores para além do tradicional mercado do pós-venda europeu, realça a importância da presença global da TecAlliance, particularmente na China. “A nossa abordagem global permite aos nossos clientes manterem-se na vanguarda de uma indústria em rápida transformação. A nossa experiência prática numa região permite-nos implementar rapidamente soluções noutras”, explicou Nieuwenhuys.
Soluções de dados inovadoras
Dennis de Buck, que assumiu o cargo de Executive Vice President Data Solutions, destacou o lançamento pela TecAlliance de uma solução de livro de serviço eletrónico, que substitui os tradicionais cadernos de manutenção dos veículos por um registo digital do histórico de serviço. O Livro de Serviço TecRMI reduz a carga das oficinas e aumenta a eficiência.
Além disso, a TecAlliance está a tirar partido da inteligência artificial e da aprendizagem automática num novo motor de busca para melhorar a experiência do utilizador, enquanto a sua ferramenta de aceitação direta simplifica os fluxos de trabalho de aceitação de veículos nas oficinas, aumentando a eficiência, os rendimentos e a satisfação do cliente.
Digitalização da cadeia de abastecimento
Bryan Marschall, Executive Vice President Process Solutions, sublinhou o papel da TecCom no avanço da digitalização da cadeia de abastecimento. O principal produto da TecCom, o TecCom Order, foi otimizado para aumentar a eficiência dos processos relacionados com as encomendas. Um sistema de verificação no Order Pro garante que os fornecedores cumprem os mais elevados padrões, e que as soluções totalmente automatizadas TecCom em matéria fiscal respondem à legislação mais recente, nomeadamente a faturação eletrónica a nível da UE.
Com as crescentes exigências de sustentabilidade, a TecCom também oferece soluções de gestão de devoluções sem papel, vantajosa em termos de recursos, parte do compromisso mais alargado da TecAlliance no desenvolvimento de soluções que satisfaçam os novos regulamentos e estejam à altura das expectativas dos clientes em todo o mundo.
A contínua evolução da TecAlliance significa uma empresa dedicada a fornecer soluções de ponta que melhorem o comércio no mercado de pós-venda automóvel.