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Tecnologia Adas da Denso

A indústria automóvel aproxima-se cada vez mais da condução autónoma avançada, uma tecnologia que servirá para tornar as estradas mais seguras – reduzindo os acidentes – e tornar a condução mais eficiente. O compromisso da Denso para estes objetivos resultou na tecnologia ADAS: abreviação de “Advanced Driver Assistance Systems”.

Esta tecnologia tem-se mostrado essencial no avanço da condução totalmente automatizada e na criação de ambientes de tráfego rodoviário mais seguros.

De acordo com os objetivos japoneses para reduzir o número de mortes anuais de tráfego para 2500 ou menos até 2018, e o seu objetivo de marca para criar uma sociedade mais segura, a Denso liderou o movimento em direção a uma tecnologia autónoma total.

O que é a condução totalmente autónoma?

Existem quatro fases de autonomia com os quais a Denso tem trabalhado. No Nível 1, o operador humano permanece no controlo total do veículo, mas é suportado por sistemas que podem desempenhar uma única função ao mesmo tempo para minimizar o risco de acidente – tal como desviar-se de um objeto estacionário.

Um dos desenvolvimentos mais recentes para a indústria tem sido um auxílio avançado ao estacionamento, que é uma função autónoma de Nível 3 otimizada, permitindo que os carros se “estacionem” em ruas urbanas. Até 2020, esta tecnologia irá tornar-se comum, enquanto os limites serão empurrados ainda mais no Nível 4, onde o motorista poderá viajar de forma segura desde o ponto de partida ao destino sem ter de tocar nos controlos do carro.

Como é isto possível? Através do sistema ADAS

A Denso tem ajudado a desenvolver formas de condução autónoma há mais de 20 anos. Para tornar a ADAS uma realidade, a Denso está envolvida no desenvolvimento de produtos e tecnologias para melhorar a segurança do condutor e tornar as estradas mais eficientes.

A pesquisa em radares e sensores no veículo tem sido um dos pontos focais disso, através de câmaras que podem ser instaladas no veículo para detectar e reconhecer potenciais ameaças antes que se tornem um perigo para o condutor.

A Denso também levou a pesquisas sobre comunicação veículo/veículo e veículo/infra-estrutura. Conhecida como dispositivo V2X, a tecnologia irá ter a possibilidade de obter informações sobre as condições da estrada, que podem não ser imediatamente visíveis para os condutores. Isto poderá melhorar a segurança, com os veículos a comunicar entre si e com objetos de tráfego rodoviário, como semáforos, para reduzir acidentes.

Dentro da cabine, a Denso também está a desenvolver produtos de interface homem/máquina, incluindo monitorização do status do condutor e monitorização de ecrãs “heads-up” que monitorizam o estado do condutor, para promover uma condução mais segura.

O que poderia soar como ficção científica faz agora parte da rotina diária da Denso, que se esforça para reduzir o número de mortes na estrada.

Adas

Saiba mais em www.denso-am.eu

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