A empresa-mãe da Falken Tyre, a Sumitomo Rubber Industries (SRI), desenvolveu uma tecnologia que gera energia elétrica a partir da rotação dos pneus e fornece-a a sensores periféricos no interior do pneu.
Este é um avanço para as aplicações da tecnologia Sensing Core, que será central para as futuras tendências de mobilidade. Assim, a eletricidade estática gerada durante a rotação dos pneus é aproveitada para carregar um circuito de controlo de energia que, por sua vez, ativa e fornece energia a um sensor externo.
As estruturas e materiais envolvidos na captação de energia por fricção também foram optimizados para melhorar o desempenho. Os testes de verificação realizados pelo SRI demonstraram que, quando um pneu está a viajar a 50 km/h, o sistema produz mais de 800 μW de energia, o suficiente para activar um sensor externo sem a necessidade de baterias e para conseguir uma transmissão sem a necessidade de baterias e conseguir uma transmissão contínua Bluetooth de baixa energia (BLE).
A SRI está activamente envolvida na investigação e desenvolvimento do seu conceito de pneus inteligentes, do qual a tecnologia Sensing Core é um componente-chave para garantir a segurança global de garantir a segurança global da mobilidade, reduzindo ao mesmo tempo significativamente os custos de manutenção. Este conceito está a acelerar o desenvolvimento de pneus e serviços periféricos para satisfazer o CASE (Connected, Partilhado Autónomo, Partilhado Eléctrico), MaaS (Mobilidade como um Serviço, e outras inovações de mobilidade que estão a moldar o futuro da indústria automóvel.